Conheça hoje algumas dicas de como a tecnologia pode ajudar no planejamento das vendas sazonais no varejo.

As vendas sazonais no varejo são uma realidade. Seja por conta de datas comemorativas ou alguma outra necessidade (como troca de estação e volta às aulas), a verdade é que os gestores estão sempre tentando extrair o potencial máximo destas épocas. Por isso, resolvemos dar algumas dicas sobre como a tecnologia pode ser importante no planejamento das vendas sazonais no varejo.

Estamos vivendo em uma época em que o mercado está cada vez mais competitivo, dinâmico e saturado de opções. O conhecimento a respeito do apelo sazonal e o seu impacto no negócio é essencial para desenvolver um planejamento inteligente e consistente. Mas como conseguir isso?

A tecnologia de um software de gestão aliado ao Business Intelligence pode ser uma excelente ferramenta para este planejamento por juntar em um só lugar todos os dados, históricos e previsões da venda sazonal no seu varejo. Confira agora algumas dicas de como a tecnologia pode ajudar o seu negócio a se planejar e colher melhores resultados:

 

  1. Análise de dados da sua venda e do mercado

O estudo dos dados do seu negócio é essencial para planejar o crescimento e as vendas sazonais. Antes de apostar na sua intuição, examine tudo o que aconteceu nos outros anos para definir qual a melhor estratégia. Para isso, examine o histórico de faturamento e da movimentação do estoque.

 

Com a tecnologia da Ausland, você tem acesso às informações das épocas anteriores para formar a melhor tática comercial possível e potencializar as vendas sazonais no seu varejo.

 

  1. Antecipe o estoque

Vendas sazonais no varejo

Como é totalmente possível prever as datas sazonais, você tem tempo o suficiente para antecipar o estoque para esta época e não correr o risco de ficar sem o produto para o consumidor.  Aproveite a integração entre todos os departamentos e o controle de estoque em tempo real de um Sistema ERP e se planeje com antecedência. Com o cadastro em tempo real dos produtos com saída, você também mantém um estoque suficiente sem gargalos e sem perder dinheiro com material parado.

 

  1. Conheça o perfil do seu cliente nas datas sazonais

Diferentes consumidores exigem diferentes estratégias de vendas. Então, tenha em mente que, além dos clientes fixos que sua marca já tem, novos consumidores podem procurar o seu negócio em datas sazonais.

 

Com a integração entre o software de gestão e a ferramenta Business Intelligence, você consegue ter acesso ao cadastro do cliente, saber exatamente o que ele consumiu em seu empreendimento, como pagou e como interagiu com a marca. Assim, você consegue definir o perfil do seu consumidor e criar ações de fidelização e conteúdo específicos para ele.

 

Aqui, mais uma vez os dados coletados em outras datas sazonais são essenciais para desenvolver a melhor estratégia comercial. Com as informações, você consegue definir qual é o tipo de público que o seu negócio atrai em diferentes datas e direcionar um planejamento específico para cada um deles.

 

  1. Melhor controle financeiro

Ter o controle total do departamento financeiro pode ser uma tarefa complicada, especialmente durante a alta das vendas nas datas sazonais. Para facilitar essa tarefa, você pode apostar em um software de gestão. O Sistema ERP da Ausland é preparado para facilitar a visualização estratégica e em tempo real do fluxo de caixa do seu varejo, englobando a entrada e saída de receita.

 

  1. Relatórios personalizados

Para saber exatamente o perfil do cliente que compra em datas sazonais, assim como os produtos que foram vendidos, receita que foi gerada e outras questões, é necessário criar relatórios personalizados, certo? Com o Sistema ERP, a elaboração destes documentos é muito mais simples e prática, feita de forma automatizada e rápida. Assim fica muito mais fácil você fazer a análise do cenário atual, identificar erros e realizar o planejamento futuro.

 

  1. Processo de compras

Durante as vendas sazonais, muitas vezes é necessário reabastecer o estoque. Porém, é preciso ter cuidado para não ficar com produtos parados no depósito e isso ocasionar em perda de dinheiro. Ou ainda fazer uma compra sem planejamento e gastar mais do que o valor disponível. A ferramenta automatizada da Ausland permite uma gestão mais assertiva e estratégica das necessidades e compras para o seu varejo. Dentre as funcionalidades do sistema, estão recursos como análise, planejamento de necessidade, organização e autorização,

 

Calendário Sazonal

Vendas sazonais no varejo

Para você não perder a chance de se planejar para as vendas sazonais no varejo, separamos as principais datas comemorativas do ano. Confira:

 

Janeiro: apesar de não ter nenhuma data significativa, este mês é conhecido no varejo como época de promover liquidações e acabar com o estoque do natal.

 

Fevereiro: no Brasil, fevereiro é mês do carnaval, uma época interessante de ser aproveitada por alguns segmentos. Já no dia 10/02 é comemorado o Dia do Atleta Profissional, uma data legal para quem vende artigos esportivos.

 

Março: no dia 15/03 é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Aproveite a data para aplicar algumas técnicas de marketing promocional, como brindes e descontos progressivos.

 

Abril: mês da Páscoa, uma das datas sazonais mais usadas no marketing do varejo, especialmente se for um grande supermercado ou chocolateria. Dia 26/03 também é comemorado o Dia do Frete Grátis, se a sua loja for online e cobrar o frete é uma boa ideia usar esta data para presentear os seus clientes.

 

Maio: mês que se comemora o Dia das Mães, uma das datas em que o varejo mais vende. Importante lembrar que maio também é considerado o mês das noivas.

 

Junho: com certeza o destaque deste mês é o dia 12, Dia dos Namorados. Com certeza, é uma das datas com o maior apelo comercial do ano, então aproveite.

 

Julho: mês de férias escolares. Se você possui uma empresa de turismo, este é o momento de apostar em um marketing mais agressivo.

 

Agosto: no segundo domingo deste mês é comemorado o Dia dos Pais, outra data com forte apelo comercial.

 

Setembro: este é um mês sem datas significativas para o varejo. Você pode aproveitar essa época para planejar novas estratégias para os últimos três meses do ano.

 

Outubro: No dia 12 de outubro é celebrado o Dia das Crianças. Se o seu varejo trabalha com artigos infantis, esta é uma das melhores épocas de venda no ano.

 

Novembro: mês da Black Friday, data que começou a ser trabalhada no Brasil recentemente. Para se ter uma ideia de sua importância, a consultoria E-bit calculou que em 2014 a Black Friday movimentou R$1,16 bilhão no Brasil.

 

Dezembro: o mês do natal é a data comercial mais importante do ano. Então, se prepare bem para essa época, com estratégias e abastecimento do estoque.

 

A tecnologia pode ser uma importante aliada no planejamento das vendas sazonais no varejo, além disso ela oferece diversos benefícios ao seu negócio.

 

Qual é a estratégia utilizada no seu negócio para as vendas sazonais? Conte para a gente nos comentários. E não se esqueça que para conferir mais dicas empresariais, basta acessar o nosso blog.

 

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