Conheça o que está dando certo no mercado mundial – Tendências do varejo global

Acompanhar as tendências do varejo global é essencial para o crescimento da empresa. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o comércio varejista brasileiro terminou 2016 com o pior resultado desde 2001. Conhecer o que está funcionando no mercado mundial é uma boa oportunidade para alavancar a sua empresa e mudar estes números.

Com a era digital novas oportunidades e desafios começaram a aparecer para todas empresas, inclusive no varejo. Uma das principais mudanças que a internet trouxe é o contato direto com os consumidores. Por conta disso, a inovação do negócio é essencial ou o seu público acaba se distanciando.

Para ajudar a sua empresa a crescer separamos 9 tendências do varejo global. Confira:

  1. Automatização das lojas

Software automatizados são capazes de analisar dados em massa e otimizar os processos para que a atenção dos funcionários seja focada para assuntos mais importantes e tomada de soluções.

  1. Cibersegurança

A cibersegurança consiste em sistemas e serviços para proteger os computadores da empresa, assim como seus dados financeiros e dos consumidores. Além da proteção contra ciberataques, estes softwares também fazem, regularmente, backup dos dados.

  1. Redes Sociais

Uma das principais formas do público se conectar com a marca é por meio das redes sociais. Não podemos mais negar o poder que esta mídia exerce sobre a imagem da empresa, ou seja, é imprescindível que elas cuidem da sua estratégia de comunicação, priorizando sempre a transparência e o atendimento ao consumidor.

Além dos benefícios das redes sociais, é preciso estar preparado para reações negativas. Elas precisam ser resolvidas o mais rápido e da melhor forma possível. Se por um acaso seu negócio está passando por um momento destes é importante que o tempo de resposta ao público seja ainda mais ágil.

  1. Saúde e bem-estar

A tendência saudável começou há alguns anos atrás e continua em alta. Uma boa afirmação disso é que na última década as vendas anuais de orgânicos cresceram 10 vezes mais que a de produtos regulares, mesmo que seja 50% mais caro. Se a sua empresa pode aderir a esta nova onda, aproveite a oportunidade para atingir uma nova gama de público.

  1. Millennials

Os millennials são jovens que já nasceram na era digital, cresceram usando a internet e são mais acostumados com as tecnologias mobile. Comparado a outras gerações, estes consumidores são duas vezes mais propensos a comprar online e têm aproximadamente oito vezes mais chances de adquirir produtos por meio de aplicativos.

Além das compras, os millennials também consomem de forma diferente os serviços da empresa. Por exemplo, aproximadamente 25% deste público espera receber uma resposta pelas mídias sociais em um prazo de 10 minutos.

  1. Dividir, alugar e emprestar

A economia compartilhada já é uma realidade. Opções flexíveis, mais baratas e sem a necessidade de compra são algumas das características desta modalidade. Contudo, se engana quem pensa que este modelo de negócio beneficia somente os clientes. Os empreendedores também têm suas vantagens, como entender a mudança nas expectativas do consumidor e não se comprometer em contratos de longo prazo.

  1. Inovação

Vivemos em um mundo extremamente competitivo, não há como negar. A inovação é uma tendência do varejo global e precisa fazer parte do dia a dia corporativo da sua empresa. Por isso, tente ao máximo que puder estimular a criatividade da sua equipe. E não se esqueça: marketing digital, sistemas automatizados e vendas online são algumas atitudes que você pode adicionar ao seu negócio e competir frente a frente com os seus concorrentes.

  1. Parcerias

Sim, o mundo está competitivo. Mas indo na contramão desta ideia, as empresas também estão apostando em parcerias. O seu negócio pode adotar e adaptar ideias de uma variedade grande de experts mundiais para aumentar a efetividade e baixar custos. Você também pode trocar serviços com uma empresa de tecnologia, matéria-prima ou influenciadores digitais. Por exemplo, sua marca vende roupas e você tem a oportunidade de trocar peças da nova coleção por publicidade de influenciadores nas redes sociais. Assim, você consegue aprimorar a imagem da sua marca com um risco relativamente baixo, além de apostar na inovação sem precisar de um investimento alto.

  1. Realidade Aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia usada para juntar o mundo real e o virtual. Ela funciona por meio da utilização de um marcador, webcam ou smartphone (IOS ou Android). Nela é inserida objetos virtuais no ambiente físico, mostrando ao usuário em tempo real com o apoio de um dispositivo tecnológico.

Cada vez mais, as empresas estão usando este recurso para aprimorar as experiências de compra dos consumidores e suas próprias operações. Ao permitir que os clientes testem virtualmente produtos antes de comprar é possível diminuir os custos das devoluções, especialmente para aqueles itens mais caros, e aumentar a conversão de clientes.

 

Você já implantou alguma destas tendências do varejo global na sua empresa? Conte para a gente nos comentários. Aproveite para conferir outras dicas e novidades em nosso blog. E se você está pensando em automatizar o seu negócio, entre em contato com a gente para saber qual é a melhor ferramenta para seus objetivos.

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