Escrito por Marketing Ausland em

O que é MRP? Etapas e Vantagens.

o que é mrp O Que é MRP?: O MRP é um sistema de gerenciamento que garante melhor controle de estoque; reduzindo custos e tempo; além de oferecer outras vantagens.

Para uma gestão e controle eficiente de estoque é fundamental que os itens estejam alinhados com todas as áreas do negócio; dessa forma, com produtos atualizados e organizados, a empresa cumprirá os prazos de entrega aos clientes e; assim; evitará atrasos ou retrabalhos. Uma das formas de gerenciamento é por meio de um sistema denominado MRP (Manufacturing Resource Planning) ou; planejamento das necessidades materiais.

O que é MRP?: Etapas

O MRP passa por algumas etapas, em principal o Planejamento da produção, veja abaixo:

  •  Plano Mestre de Produção – MPS (Master Production Scheduling): Determinação de fluxo de produção por período;
  • Planejamento das Necessidades de Materiais – MRP (FASE I): Assim que estabelecido o Plano Mestre de Produção, o planejamento de materiais entra em ação, cujo propósito é listar todos os materiais que serão utilizados;
  • Planejamento das Necessidades de Capacidade – CRP (Capacity Requirements Planning): Ocorre um planejamento para a execução da projeto, analisando toda estrutura;
  • Execução do projeto: Após a estruturação completa do planejamento (ordem de compra, entrada e saída, fluxo organizado) ocorre a execução de todo o projeto.

O que é MRP?: Vantagens, cálculos e melhoria na estrutura

O sistema tem como principal objetivo fazer uma previsão das demandas para a organização, ou seja, informar ao gestor a quantidade de material necessária no estoque, para evitar atrasos e gerar economia. O MRP pode ser definido como um sistema lógico em que; através do conhecimento de todos os itens e do tempo de cada um deles; é possível calcular quando e quanto a organização precisará de cada componente; a fim de que não existam faltas e nem sobras na produção. Assim; o MRP trabalha com a quantidade exata de cada produto; melhorando o atendimento aos clientes; além de aumentar a eficiência da empresa.

O software é composto pela estrutura do produto; tempo de reposição; tempo de fabricação; tamanho do lote de fabricação; tamanho do lote de reposição; estoque mínimo e também estoque máximo. Por meio destes itens, o MRP garante uma previsão do estoque de forma exata.

A ferramenta é ideal não só para reduzir os custos gerados pelo estoque, mas; também, para otimizá-lo. Além disso, o sistema oferece um tempo de resposta que pode ser facilmente visualizado; sobretudo quando é necessário fazer um replanejamento ou alteração nas informações. O MRP também é uma excelente opção para as empresas que possuem muitos fornecedores de matéria- prima; devido ao alto volume gerado.

Agora que você sabe o que é MRP, vamos à solução:

O que é MRP?: Soluções tecnológicas

Implantar um bom software de gestão viabiliza o controle de informações; facilita a emissão de relatórios com dados precisos e centralizados, além de proporcionar melhor controle de estoque; redução de tempo e de custos. A AUSLAND, pioneira na fabricação de ERP; oferece as melhores soluções para sua empresa por meio de sistemas modernos e muito intuitivos; além de ter uma equipe altamente qualificada e pronta para atender e superar as expectativas dos clientes.

Deseja ficar por dentro das transformações nas indústrias e saber melhor sobre o MRP? Entre em contato conosco via página de contato; clicando aqui, ou nos ligando pelo telefone: (41) 3377-2730.

 

Confira também nossos materiais educativos gratuitos, clicando aqui.

Baixe nosso e-book sobre migração de ERP, enriqueça seu conhecimento com a Ausland!! Basta clicar na imagem e será redirecionado:

erp

 

Iniciar conversa
Clique para iniciar
Olá, como podemos lhe ajudar?