Nada melhor que um fabricante de ERP, como a Ausland para responder a essa pergunta, certo? Pois vamos lá.

ERP é a sigla, em inglês, para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos do Empreendimento, em português. Só pelo nome fica difícil saber o que faz um software como este, mas vamos explicar.

Basicamente, o ERP é o software de gestão da empresa. É nele que estarão todos os dados pertinentes ao negócio, do controle do nível de insumos de uma empresa ao acompanhamento pós-venda (através de CRM); passando pela contabilidade, tanto de maneira centralizada quanto por unidade de negócio. Ou seja, um bom ERP é vital para uma boa empresa; para que ela possa mensurar adequadamente seus resultados e se certificar de que sua operação esteja sendo rentável.

Não só isso. O ERP não só facilita como torna necessária a adoção de processos unificados e eficientes para cada filial da empresa, ao permitir que o gestor tenha amplo conhecimento de cada aspecto da gestão de suas unidades de negócio, possibilitando a eliminação de gargalos e de processos desnecessários ou caros; ao mesmo tempo em que facilita a disseminação de informações essenciais em todos os níveis hierárquicos da empresa.

Um bom ERP ainda vai além. Num sistema como o Ausland, é possível até obter cenários possíveis de quedas ou aumento de vendas, de alteração na oferta de determinado insumo ou o impacto de variações cambiais nos custos e resultados da empresa; através de Business Intelligence (BI). Tudo isso torna o planejamento mais seguro e previsível, eliminando sustos com situações inesperadas ou custos escondidos percebidos tardiamente.

Qualquer empresa com várias unidades de negócio pode adotar um ERP e obter grandes ganhos com um sistema de gestão. Seja um comércio, uma indústria ou empresa de serviços, todas dependem de compra de insumos ou estoque e processos adequados de trabalho, com mensuração exata de resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *