Impossível uma empresa, seja de qualquer segmento, sobreviver sem uma peça fundamental na engrenagem da economia: o cliente. É com ele que está o capital que vai possibilitar o escoamento de uma produção ou serviço com a finalidade de trazer ainda mais capital (dinheiro) para esse comércio, possibilitando lucratividade e geração de novos empregos.

Toda companhia está sempre em busca de conservar seus antigos clientes, aqueles que estão adquirindo os produtos e serviços de determinadas empresas desde que ela foi fundada no mercado. Porém, um novo desafio se faz presente na jornada dos empreendedores da atualidade, que é saber como conquistar novos clientes; como atrair o olhar daquele cliente que hoje conta com uma série de opções para ter suas necessidades materiais satisfeitas.

Sobre esse tema, especialistas explicam que conseguir novos clientes para os negócios não é uma missão que pode ser feita sem estratégias e sistemas adequados. De acordo com especialistas no assunto, a primeira dica é estar em interação com canais de comunicação eficientes. O empreendedor que almeja novos parceiros para fechar negócios deve estar “inteirado” de que as pessoas estão cada vez mais internautas e usuárias das redes sociais.

Criar uma página no Facebook; Twitter; Google +, entre outros; além de monitorar o ReclameAqui, é o básico para colocar à sua empresa na visibilidade desses internautas – que podem ser potenciais clientes ou aqueles que tem alguma reclamação, mas que podem se tornar fieis se sua solicitação for bem atendida. Nas redes sociais é possível informar novidades em mercadorias e serviços, promoções, liquidações e ofertas do momento, sendo uma importante via para chamar a atenção de milhares de pessoas; ao mesmo tempo; para a sua empresa, além de ser um canal para relações públicas e serviço de atendimento ao consumidor.

Outro passo para conquistar novos clientes e também manter os antigos é saber cumprir com a sua palavra. Aquilo que foi ofertado ou prometido deve ser anotado e cumprido. Com essa atitude; o cliente cria confiança quanto à conduta da empresa e; certamente; considerará voltar ao estabelecimento quando tiver outra demanda similar. Uma boa ação neste tipo de demanda é a chamada “pesquisa do cliente oculto”, onde alguém vai ao estabelecimento com demandas incomuns e com uma certa disposição em causar problemas, pra ver como a equipe o trata e se cumpre o que promete.

Um terceiro e eficiente passo para conquistar novos clientes é ter uma compreensão do perfil deles. Caso o mais novo cliente seja um jovem, veja que tipo de brinde possa dar para agradá-lo após fazer suas compras; caso seja meia idade, analise também como agradá-lo para que se sinta à vontade em voltar mais vezes. São detalhes como esses que dão o toque diferenciado para que os novos e antigos clientes sejam sempre uma boa fonte de geração de lucro e renda para os seus negócios. Uma pesquisa de satisfação do cliente ajuda muito a empresa a compreender melhor seu público.

Por fim, todas essas estratégias podem ser adequadamente gerenciadas através de um bom sistema CRM. Neste tipo de sistema você pode acompanhar em detalhes o relacionamento com aquele cliente; o que lhe agrada e em que época do ano; e qual a provável reação de um cliente a determinada ação de marketing ou de venda baseada em seu perfil. Entre em contato com a AUSLAND e saiba como podemos ajudar sua empresa a ter um melhor relacionamento com essas pessoas que são a razão de ser do seu negócio.

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