Estoque Parado
Descubra como contornar o problema de estoque parado na sua indústria
Planejamento estratégico é essencial para evitar desperdícios em sua empresa, inclusive quando se trata do controle de estoque. Sem este cuidado o seu negócio pode se deparar com um grande problema: mercadorias paradas.
Produto parado é igual a dinheiro que não está circulando na empresa, ou seja, gerando um grande prejuízo. Além do desperdício financeiro, um estoque sem movimentação faz com que a empresa tenha mais despesas ao ocupar o depósito, precisando de manutenção do inventário.
Minha mercadoria parou, o que fazer?
A boa notícia é que existem algumas medidas emergenciais para ajudar você a se livrar do estoque parado na indústria. Vamos conhecê-las?
-
Controle de todo o giro de estoque
O primeiro passo para lidar com o problema é conhecer as mercadorias paradas no estoque e saber há quanto tempo elas estão no depósito. Com este levantamento, você consegue definir melhor as suas ações estratégicas e vender por primeiro os produtos que estão parados há mais tempo ou aqueles que representarem um maior custo à empresa.
-
Levante todos os custos com o estoque
Outro levantamento importante é o custo que cada mercadoria parada gera para a empresa. Leve em consideração os custos de manutenção com o estoque, incluindo os recursos usados e o salário das pessoas que controlam o depósito.
-
Faça um diagnóstico
Para prevenir estes desperdícios no futuro é essencial analisar o estoque e entender o motivo da mercadoria estar parada.
-
Descontos atraem consumidores
Realizar uma promoção para vender os itens parados no estoque é uma das principais soluções para este problema. Uma boa liquidação atrai consumidores e aumenta as vendas em um curto prazo. Por isto que o levantamento do custo no estoque é essencial, desta forma é possível determinar um valor de desconto nos produtos que não gere nenhum prejuízo.
Vale lembrar que as promoções além de liberarem espaço no estoque e aumentarem a receita, também são uma boa opção para atrair clientes que não conhecem a empresa e aumentar a chance de fidelização.
-
Planeje ofertas dirigidas
Para ter mais chances de vender as mercadorias paradas é interessante fazer ofertas dirigidas. Estudar quem é o consumidor do produto e se ele está disposto a comprar ajuda o negócio a buscar um público mais assertivo.
-
Além de descontos, considere combos
Os descontos podem ser uma excelente opção para quem tem mercadoria parada com prazo de validade próximo a expirar. Contudo, se você não sofre com esta condição e quer fugir de reduzir drasticamente o preço do produto pode apostar em outra solução: os combos.
Quando a empresa soma um produto (aquele parado) a outro, o cliente entende que os dois itens são úteis. Normalmente os combos fazem com que o consumidor enxergue o valor como um todo e não só daquela mercadoria que já estava esquecida há muito tempo no estoque.
-
Busque acordo com fornecedores
Tente negociar alguma troca ou venda mais barata direto aos fornecedores. Nem sempre esta possibilidade vira um acordo entre as duas partes, mas vale a tentativa.
-
Ainda tem mercadoria parada? Considere sites de compra coletiva
Seguiu todas as outras dicas, mas ainda está com produto parado no estoque? Outra solução pode ser a venda por meio de sites de compra coletiva, que atingem uma gama maior de potenciais consumidores.
Como prevenir e nunca mais ter mercadoria parada?
Controlar o estoque é essencial para identificar possíveis desperdícios e prevenir mercadoria parada. Afinal, quanto mais tempo um produto fica esquecido no depósito, menor é o lucro que se consegue com ele.
Mas como conseguir controlar o estoque de maneira prática, fácil e otimizada? A resposta está na automatização do gerenciamento do depósito por meio de um Sistema ERP.
Sistema ERP na gestão do estoque
Utilizar um software e automatizar a gestão é uma estratégia extremamente inteligente e essencial. O sistema ERP opera de forma integrada com outros setores, como compras, produção e vendas. Desta forma, é possível saber exatamente tudo o que a indústria já produziu e o que ainda está em andamento. O software também permite cadastrar todos os produtos que estão no estoque com as principais informações: data de validade, dia de produção e estimativa de venda.
Com todos os dados e informações sobre a empresa registrados em um só lugar, o sistema gera relatórios e estatísticas que ajudam o gestor a planejar as melhores estratégias para a empresa e identificar onde estão as causas para a mercadoria ficar parada. Assim, o supervisor consegue definir qual a melhor forma de prevenir o problema e solucioná-lo de vez.
Ter todas as ações e processos salvos também permite uma melhor avaliação das decisões, definindo quais foram as mais equivocadas e as de melhor resultado a curto, médio e longo prazo.
Uma boa gestão do estoque não é uma tarefa fácil. Por isso, considere um software automatizado para a sua empresa. Ele vai ajudá-lo a evitar gastos desnecessários, prevenir desperdícios, otimizar o processo e, por fim, aumentar os ganhos para o seu negócio.
Deixe um comentário para a gente se você já usa um sistema ERP para gerenciar o seu estoque ou se tem alguma outra dica para prevenir mercadoria parada. Para contratar um software com as ferramentas essenciais para o seu negócio, entre em contato com a Ausland. E se você estiver procurando por outras dicas empresariais, acesse nosso blog.