Simplificando tarefas e unindo várias informações em uma mesma interface, os sistemas ERP auxiliam em muito a produtividade empresarial.

Muitas dúvidas rondam a cabeça de gestores quando o tema é produtividade. Otimizar os processos de suas empresas amparados em modelos que possam se manter contínuos são pensados a todo momento. Nesse contexto de obrigatoriedade de entregar resultados eficientes e contínuos, os sistemas ERP incorporaram a rotina de vários trabalhadores muitas ferramentas poderosas que auxiliam no andamento de processos e na economia de tempo e esforços.

Porém, o que muitos empresários que ainda não utilizam o ERP se perguntam é: como esse sistema vai, de fato, ajudar na produtividade dos seus funcionários? Como isso vai ocorrer? Quais serão os ganhos?

São exatamente esses questionamentos que vamos discorrer a seguir, mostrando na prática como um sistema ERP opera e otimiza ações para pessoas que tenham acesso a ele. Confira a seguir:

Automação de processos

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Lidar e cruzar grandes quantidade de dados que em muitas vezes não estão bem estruturados é uma tarefa lenta e estressante. Desempenhando com eficácia todo esse trabalho bruto e sistemático, o ERP agiliza os fluxos operacionais, padronizando-os e melhorando todos os trâmites envolvidos.
Já consolidados, esses dados terão fácil acesso aos diversos departamentos da empresa ao invés de ficarem retidos somente aos profissionais do setor responsável por sua criação.

Definição e acompanhamento de metas

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O ato de sistematizar e salvar informações gera ganhos exponenciais para gestores. Pensando em preencher as lacunas que procedimentos não padronizados exercem, a tecnologia vem sendo uma aliada há muito tempo do empresariado, e o ERP não foge à essa regra. Por meio do seu uso, líderes podem estipular metas com objetivos concretos, sem deixar de acompanhar todo o andamento das ações e dos resultados.

Veja esse nosso e-book sobre migração ERP e observe corretamente quais as tarefas essenciais que o sistema precisa entregar:

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Um dos equívocos mais repetidos no mundo empresarial é não dividir metas em etapas, com prazos estipulados para serem alcançados. Estruturando e organizando todas essas fases, o ERP é um grande aliado para donos de negócios acompanharem em tempo real a continuidade dos seus projetos e a efetividade dos mesmos.

Redução do retrabalho

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Imagine um cenário em que documentos tenham que ser compartilhados entre diferentes departamentos, havendo a necessidade de serem lançados mais de uma vez. Essa falta de padronização e integração gerada pelo não uso de um aparato tecnológico é um dos problemas sofridos por muitas empresas.

Para suprir essa adversidade, novamente temos no ERP a ferramenta ideal para transmitir informações em tempo real e de forma dinâmica, ao contrário de procedimentos manuais e burocráticos.

Mensuração de produtividade: controle de acesso

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Uma das razões para explicar maus resultados muitas vezes é a ociosidade. Seja por acomodação do profissional ou por sua insatisfação dentro da empresa, a ociosidade interfere de forma muito negativa no desempenho de equipes.
O que se busca ao máximo e ter parâmetros de medição de esforços e efetividade para explicar o momento de cada membro ou setor nas estatísticas como um todo.

O ERP consegue mapear que usuários acessaram o sistema; quanto tempo ficaram ativos e inativos e que tipos de dados procuraram ou armazenaram. Essa utilidade do sistema é uma ferramenta administrativa muito interessante e eficaz. Aposte nisso.

Elimina a perda de informações – Produtividade

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Quem nunca perdeu algum tipo de informação ao anotar em determinado local ou inserir em um dispositivo que não salve dados na hipótese de não salvamento? Ao conversar com colegas você verá que muitos já passaram por algum tipo de situação similar ou idêntica a elencada acima. Neste sentido, o ERP faz a atualização automática das informações, além de salvá-las imediatamente. Isso traz segurança e confiabilidade na sua utilização.

Rede colaborativa e remota

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Médias e grandes empresas partilham características em comum; entre elas, o apoio de empresas terceirizadas para desempenhar atividades específicas como a comunicação, por exemplo, e até mesmo funcionários remotos é algo absolutamente comum. O ERP conecta esses colaboradores por meio da plataforma, em que cada membro tem seu login de entrada e acesso pré-determinado por gestores para dizer o que pode ou não pode ser acessado por cada indivíduo.

Algumas informações são confidenciais para determinados membros ou departamentos. Essa alternativa de segmentação e de imposição de regras é muito importante para auxiliar pessoas com cargos de chefia e terem uma visão ampla e também macro dos seus negócios quando julgarem necessário.

Padroniza tarefas conforme as normas vigentes – Produtividade

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Outro departamento que usufrui das funcionalidades do ERP é o financeiro. Mudanças e readequações nas leis tributárias são constantes, buscando aumentar a fiscalização de instituições de controle, além de tornar mais fáceis a emissão de notas e acompanhamento de venda de mercadorias.

Por sofrerem muitas vezes na execução dessas tarefas burocráticas, muitas empresas optam pelo uso do ERP pela automatização desses procedimentos conforme as leis vigentes. Isso traz segurança e confiabilidade; eximindo a hipótese de sua empresa sofrer com multas ou sanções dos órgãos que regem a fiscalização dessas operações.

Conclusão

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Qualquer tipo de investimento é profundamente analisado para se avaliar os custos x benefícios com sua utilização. Com o ERP não é diferente. Diante da complexidade que é manter e fazer crescer uma empresa; não se pode amais subestimar o potencial que aparatos tecnológicos desempenham no cotidiano desses empreendimentos.

Propondo a solução para problemas de todos os departamentos da empresa como o RH, setor financeiro, comercial, compras, entre outros, um bom sistema ERP será de grande ajuda na implementação de novas diretrizes e informações, sempre centralizadas, protegidas e de fácil acesso. Aposte em tendências que vão de encontro com as necessidades da sua empresa e aos anseios dos seus clientes.

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