Trabalhar em um local harmonioso, onde os colaboradores sintam-se bem é o mundo ideal de qualquer empresa; pois os funcionários são representantes da empresa para os seus clientes, tendo grande importância no sucesso da organização. Quando o trabalhador encontra condições de exercer a sua função com eficiência a sua qualidade de vida melhora.

A saúde e bem estar dos funcionários contribuem diretamente para o bom desempenho do colaborador e para o aumento da sua produtividade. Através do ERP (Planejamento de Recurso Corporativo) a empresa pode encontrar pontos de melhorias; por isso a integração dos funcionários é importante para que todos entendam que são um time e que cada um é peça fundamental para o crescimento da empresa. Confira algumas dicas para manter um bom relacionamento de trabalho dentro de sua empresa:

  1. Reconheça os talentos: Nada é mais desestimulante do que uma empresa que não valoriza os seus talentos. Claro que chegar no horário e não faltar são obrigações do colaborador e geralmente as empresas não costumam dar um feedback positivo para o profissional; pois este tipo de feedback ocorre somente em caso de situações negativas. Reconhecer pequenos gestos, mesmo que possam parecer comuns é uma forma de motivar o funcionário, pois ele se sente prestigiado. Então não perca a oportunidade de destacar os funcionários da semana e do mês, além de realizar premiações baseadas em desempenho profissional e meritocracia! Isso fará toda a diferença para a sua equipe de colaboradores, assim como a forma de tratamento personalizado, pois cada talento é único.
  2. Vista a camisa da empresa:O termo ‘vestir a camisa da empresa’ não deve ser confundido como ‘puxa saco’; afinal a empresa não tem que ter ao seu lado uma equipe bajuladora; mas sim uma equipe competente que entenda a importância da marca da empresa. Você só pode vender aquilo em que você acredita; por isso a sua equipe de funcionários deve ser a principal interessada em entender sobre a missão e valores da empresa; assim como ser a maior incentivadora da marca.
  3. Canal de relacionamento: É preciso ter um canal aberto de relacionamento, no qual os funcionários possam dar sugestões de melhorias e expor ideias, visando encontrar soluções de melhoria para o dia a dia do colaborador. É importante também que a empresa se empenhe nas pesquisas e responda as perguntas, mostrando para o funcionário que a empresa está engajada em conhecer e resolver as demandas dos colaboradores.
  4. Cuidado com as metas: Trabalhar sob pressão é bastante comum, porém nem sempre esse é o melhor caminho. Existe uma diferença entre produzir mais e produzir com qualidade, por isso os funcionários da empresa devem sim contribuir com o seu desempenho, porém isso deve ocorrer de acordo com o seu tempo. Fazer horas extras e cancelar folgas não é uma forma motivacional e nem de produtividade com qualidade. Prazos e metas devem ser cumpridos, porém com cautela.
  5. Empatia: É normal que alguns colaboradores se identifiquem com alguns colegas de trabalho e outros não, justamente porque todo mundo é diferente e as afinidades contribuem para isso. Não enxergue a amizade no trabalho como forma negativa. Muitas vezes o profissional que trabalha na companhia de amigos consegue atender melhor as expectativas da empresa do que aquele funcionário que trabalha isolado ou ao lado de pessoas com as quais ele possui poucas afinidades. O bom relacionamento interpessoal é fundamental, porém se existem diferenças, é melhor ser evitado o convívio forçado.
  6. Críticas construtivas: As críticas construtivas são aquelas que vêm com o objetivo de oferecer caminhos a serem seguidos, por isso não menospreze a sua equipe! Invista em seus talentos para que eles desenvolvam as suas habilidades e queiram se aperfeiçoar cada vez mais.

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