Escrito por Marketing Ausland em

Consequências da má gestão no estoque

Má gestão de estoque 

estoque

O estoque é uma das bases mais importantes de uma empresa, pois boa parte do lucro vem da comercialização do que há no depósito.

Ao observar um estoque, logo vem o pensamento de organização, entretanto, como é possível administrar e organizar o estoque sem dificuldades e com eficácia?

Começando pelos principais erros os quais devem ser evitados ao máximo:
  • Gerar gastos desnecessários, ou seja, comprar mais do que o necessário

Compras em excesso pode causar um enorme desperdício, perdas de produtos, problemas que comprometem o espaço disponível do depósito, logo por consequência desencadeia uma queda no capital do negócio.

Analisando o item anterior é fácil deduzir o próximo

  • Falta de comunicação entre os funcionários e integração

A falta de informações podem e irão desencadear milhares de problemas como uma avalanche, a comunicação entre departamentos promove uma melhor organização e noção de situação o que auxilia muito na administração do negócio.

É muito importante, que a administração do estoque promova uma integração entre departamentos, especialmente com a área comercial, compras e vendas. Com uma boa comunicação em dia, os problemas irão ser evitados em quase 100%.

  • Falta de alinhamento de informações, o famoso “realizar inventário”

É mais do que inato saber que é necessário colocar todas as informações do estoque em dia e bem organizadas, pois através do documento gerado desta ação, é possível identificar e evitar futuros conflitos.

  • Falta de atualização

Deixar informações desatualizadas é o mesmo que autossabotagem. Seja a entrada ou saída dos itens no estoque, qualquer atualização precisa ser realizada imediatamente. Demorar para fazer esta tarefa pode causar furos nos dados de controle do depósito, gerando grandes prejuízos.

Principais problemas derivados da falta de administração de estoque

A má gestão no estoque irá gerar muitos problemas e conflitos para as empresas, principalmente:

  • Não ter o produto desejado pelo cliente

Um cliente deseja ou comprou o seu produto, mas pela falta do controle de estoque ele não está disponível. Isso “queima” a imagem da empresa e muito, pois isso gera desconfiança para o público consumidor e diminuem as vendas.

  • Produtos “mofando” no depósito

O excesso de produtos também é um problemão, deixar muitos produtos encalhados no depósito causam muitos prejuízos para o negócio. Produtos perecíveis estragam e não perecíveis tornam-se obsoletos.

estoque

  • Serviço ruim

Pode ter certeza que a falta de atenção com o estoque irá gerar um grande decréscimo de pontos na reputação da empresa, popularizando a mesma com o termo “serviço ruim”.

  • Aumentos de gastos

Para aliviar alguns problemas irá demandar um enorme gasto. Sem um controle em tempo real do seu estoque, muitos produtos podem ser danificados, destruídos ou até roubados, gerando desperdícios de itens e prejuízos financeiros.

 

Baseado nestes problemas, a Ausland criou um artigo sobre a solução dos mesmos e como um software inteligente pode auxiliar e facilitar o seu dia a dia em atividades como estas e muitas outras, acesse clicando aqui.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades