Melhorias na gestão de estoque

estoque

Se você veio via nossa matéria anterior (caso não tenha lido, acesse clicando aqui) deve estar se perguntando “Como posso melhorar minha administração de estoque?”, a boa notícia é que com algumas atitudes simples, a sua empresa consegue mudar o cenário e tornar este setor em altamente eficiente. Ficou curioso? Então, confira as nossas dicas para aumentar o controle no estoque e ter uma boa administração da área.

Bem, vamos aos passos:

1. Contabilize o inventário

O primeiro passo para uma boa administração do estoque é a precisão no inventário. É essencial contabilizar a quantidade de cada item no depósito. Uma boa ideia é usar uma parte da equipe do almoxarifado para fazer um inventário rotativo, com medições diárias. Com estes dados, você consegue ter uma boa visão da situação geral, tendo todas as informações necessárias para adotar medidas que melhoram os processos e evitam prejuízos financeiros.

2. Previsão de demanda

Analise periodicamente as demandas do seu estoque. Com estes dados, o seu negócio consegue recalcular os parâmetros do planejamento. Esta atitude permite que o empreendimento não tenha desperdícios desnecessários e perca vendas ou boas oportunidades de parceria comercial.

3. Saneamento dos estoques

Periodicamente separe os itens que estão se tornando obsoletos, perto da data de validade (no caso dos perecíveis) ou que não está com movimentação nos últimos meses. Depois que tiver com todos os produtos separados, aproveite para fazer uma promoção deles. Estoque parado só gera prejuízo e desperdícios. Com esta atitude, além de conseguir liberar um espaço no depósito, você consegue ter lucro com os descontos ou combos oferecidos aos clientes.

4. Aposte no software de gestão

A tecnologia é a grande aliada da boa administração de estoque. Com um Sistema ERP, você consegue acompanhar em tempo real as alterações de entrada e saída no depósito, ceder permissão ao colaborador que pode dar baixa dos itens no sistema, controlar todo o giro do estoque e analisar quais os produtos que têm mais ou menos saída. A ferramenta coleta os dados com muito mais precisão, ajudando o gestor do setor a tomar decisões muito mais assertivas e eficientes.

Agora que você já conhece os principais erros da gestão no estoque/consequências de uma má gestão de estoque (caso não tenha lido, acesse clicando aqui) e como melhorá-las, você já tem todo o conhecimento necessário para ter excelentes resultados no fim do mês.

Conte com a Ausland para entender quais as ferramentas essenciais para o seu negócio crescer ainda mais e ser o líder na sua área. Ferramentas como WMS  e o ERP Goldway podem turbinar seu negócio, além de promover uma ótima administração generalizada. Ficou interessado? Converse com nossos especialistas, basta entrar em contato conosco via página de contato, clicando aqui, ou nos ligando através do telefone: (41) 3377-2730.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *