Escrito por Marketing Ausland em
Como é dividido um software ERP?
Existem duas maneiras de visualizar a divisão de um software ERP: uma do ponto de vista técnico, em camadas; e outra do ponto de vista do gestor, em funcionalidades ou módulos. Aliás, um bom ERP, como o Ausland, é modular, ou seja, pode ser aplicado em partes, aquelas necessárias para o bom funcionamento de uma empresa.
Do ponto de vista técnico, um ERP consiste em:
- Camada de apresentação: é onde estão os formulários e interfaces que os usuários utilizarão. Essa camada é basicamente visual e se comunica com a camada de processamento lógico para enviar e receber dados
- Camada de processamento lógico: é nesta camada que “a mágica” do ERP acontece. É aqui que os dados são processados e integrados entre os vários módulos, para visualização e armazenagem. É onde é feito o processamento das regras de negócio, para que a integridade dos dados seja mantida. Também é aqui, numa subdivisão, que é feito o balanceamento de carga dos servidores de armazenagem
- Camada de armazenagem: aqui entram os bancos de dados. É onde estão armazenados os dados. Também é aqui que entram alguns importadores de dados (leitores capazes de ler arquivos de Excel, Word, Access, etc.), quando a extração de dados é feita de modo bruto, sem necessidade de processamento.
Do ponto de vista da gestão, o ERP é dividido em módulos. No caso do ERP Ausland, existem vários, como Análises, Comércio e Varejo, Contábil, Fiscal, Finanças, Informações, Orçamentário, Relacionamentos, Vendas, Produção, Recursos Humanos, Serviços e Suprimentos.
No sistema Ausland, há ainda o módulo Integrações, que trabalha na camada de armazenagem para integrar dados de outras fontes de dados e mesmo de módulos diferentes do sistema para que o ERP trabalhe de uma forma única, centralizada.