Conseguir manter a competitividade em um mercado cada vez mais acirrado, especialmente em momentos de recessão como o que vivemos hoje, prova a capacidade de uma empresa de prosseguir organizada e sustentável. Quem consegue caminhar à contramão da crise e expandir seus negócios, ao invés de se retrair, tende a alcançar mais credibilidade entre seus clientes e investidores.

O Business Intelligence (BI) é o conjunto de métodos gerenciais implementados dentro de uma organização por meio da utilização de softwares e ferramentas que permitem à administração da empresa tomar decisões mais consistentes quando necessitarem definir novos rumos nas estratégias e posicionamento de sua marca no mercado. Na prática; a utilização do BI consiste na consolidação dos dados que antes eram divididos em softwares distintos e que demandavam maior tempo da gestão no momento de aprofundarem suas análises e desenvolverem ações eficazes.

Para obter sucesso utilizando o BI, algumas características devem ser levadas em consideração no momento de implementá-lo:

*Existência de dados confiáveis que possam ser acessados e compreendidos facilmente pelos usuários. O foco é facilitar a tomada de decisão, logo, entender as informações no primeiro olhar otimiza o tempo necessário;

*A definição clara dos indicadores de desempenho fundamentais para cada negócio, capaz de contribuir para a eficácia da gerência;

*Envolvimento de todas as áreas que irão trabalhar com a versão final do software, logo na primeira etapa do projeto;

Inegavelmente; a implantação de todo e qualquer projeto passa por fases de mudanças e adequações. Nem sempre o que se imagina funcionará efetivamente na prática dentro da organização. Sabe-se que é comum deixar os testes para o final do processo; entretanto, é importante que cada etapa de desenvolvimento seja devidamente acompanhada para que adaptações sejam realizadas em tempo hábil.

A utilização do BI aponta a raiz dos problemas ou oportunidades da organização, possibilitando o acompanhamento das tendências de mercado e suas ramificações.

A Ausland, tradicional há 25 anos no ramo tecnológico, proporciona o melhor da tecnologia em BI para atender as necessidades da sua empresa. Entre em contato e saiba mais sobre o Qlik View.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *