Uma equipe experiente pode ser um bônus ou um ônus na implantação de um ERP

Um bom ERP é aquele sistema que coloca “ordem na casa”, deixando a empresa funcionando como um relógio. Isso é atingido através do mapeamento e otimização de processos, deixando claro quem é responsável pelo que, dentro da empresa, e quais serão as métricas para avaliação de desempenho.

Claro que esse mapeamento e otimização de processos ocorrerão com base nas atividades da empresa; levando em conta os seus quadros atuais, sua estrutura de fornecedores e os seus clientes. Contar com pessoas experientes em suas áreas de atuação ajuda a tornar esse processo mais preciso, rápido e seguro. Esses profissionais provavelmente farão com que a equipe da fabricante do software de gestão seja mais produtiva e identifique melhor as necessidades da empresa, economizando tempo e dinheiro. Se tiverem vivência na implantação de ERP ou outros sistemas de gestão em outras empresas ou áreas; tanto melhor.

Mas há fatores potencialmente danosos que devem ser levados em conta. A empresa pode contar com gerentes e pessoal técnico muito experientes em suas áreas; mas resistentes a mudanças e/ou não acostumados a uma implantação de ERP e às mudanças que isso acarreta. Neste caso, o gestor deve encontrar uma forma de fazer com que o conhecimento desses profissionais seja aproveitado ao mapear os processos para a implantação do ERP; ao mesmo tempo em que deve quebrar a resistência desses profissionais às mudanças. Em muitos casos; pode ser necessária a contratação de consultoria externa para ajudar; ou mesmo identificar alguns funcionários chave que podem ser rapidamente alocados a outros setores e já com vivência em implantação.

Por tudo isso, a Ausland tem um time de consultores especializado na implantação de ERP e já com experiência em vários setores, no comércio, indústria ou serviços. Nosso pessoal pode ajudar a fazer a experiência de sua equipe se tornar um bônus, e não um ônus, durante as mudanças em sua empresa. Nós provemos o treinamento e ajudamos sua empresa a conduzir a comunicação de maneira adequada para que sua equipe contribua com as melhorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *