Escrito por Ausland em

Como evitar problemas financeiros gerados com a má gestão fiscal?

A má gestão fiscal pode gerar diversos problemas financeiros ao seu negócio. Aprenda como evitá-los.

A gestão fiscal é a administração de todos os documentos fiscais e pagamentos de impostos de um negócio. O seu controle é essencial para manter a empresa regular no mercado, cumprindo todas as suas obrigações legais e não correndo o risco de precisar pagar multas. A má gestão fiscal pode causar alguns problemas financeiros à organização. Vamos conhecer os principais erros cometidos e como evitá-los?

 

Problema 1: falta de integração entre os departamentos

A integração entre os setores da mesma empresa é essencial por diversos motivos, entre eles está o controle da gestão fiscal.

 

Vamos pensar na seguinte situação: o departamento de produção precisou contratar uma prestadora de serviço para dar conta de produzir o número de pedidos solicitados. Ao mesmo tempo, a área de vendas tem feito a emissão das notas fiscais, o RH tem cuidado das tributações trabalhistas e por aí vai.

 

São muitas equações para levar em conta, não é mesmo? O erro de uma conta pode gerar graves problemas financeiros para a empresa, como prejuízos e pagamento de multas exorbitantes.

 

Como evitar? O Sistema ERP tem como uma das principais premissas a integração entre todos os setores. No caso da gestão fiscal, a ferramenta fornece uma visão macro ao responsável, o que facilita na administração e entendimento das situações.

 

Problema 2: alta demanda de trabalho manual na documentação

Como evitar problemas financeiros gerados com a má gestão fiscal

A documentação fiscal (seja ela nota ou cupom) exige um cuidado ainda maior da gestão fiscal, pois qualquer erro pode gerar grandes problemas com a receita federal e o governo.

 

Por conta da necessidade de atenção redobrada, cuidar destes documentos manualmente pode ser um desafio. Afinal, fica muito mais fácil de se perder e errar algum dado.

 

Como evitar? O software de gestão da Ausland oferece uma ferramenta que automatiza todas as tarefas com os documentos fiscais, reduzindo as chances de erros e aumentando a produtividade do gestor. Assim, ele tem a segurança de que as informações estão corretas e tem mais tempo para pensar em novas estratégias comerciais.

 

Problema 3: má organização

A gestão fiscal envolve muitos dados e documentos, portanto a sua má organização pode gerar aqueles problemas financeiros que a gente já comentou acima (prejuízo e multas altas).

 

Por exemplo, no meio de tantas informações, você acaba esquecendo de pagar alguma tributação trabalhista e mais tarde precisa arcar com as altas multas por conta deste pequeno erro.

 

Como evitar? Ao apostar em uma ferramenta de automatização, a organização se torna mais fácil. Como o sistema é online, você tem acesso a todas os dados e documentos de forma mais organizada, simples e otimizada, tornando a gestão fiscal mais fácil e funcional.

 

Problema 4: dificuldade na emissão de nota fiscal

Muitas empresas têm dificuldade em emitir documentos fiscais (seja a nota ou o cupom), especialmente por conta das novas regras da legislação. A emissão correta destes documentos é essencial para prevenir problemas com a fiscalização tributária. Um erro e o governo pode solicitar a retenção da sua mercadoria ou aplicar multas com um valor muito alto.

 

Como evitar? O software de gestão da Ausland é uma ferramenta que realiza a emissão de cupom e nota fiscal de acordo com a lei, ou seja, acabou a sua preocupação com esta parte da gestão fiscal.

 

Problema 5: falta de visão estratégica

Como evitar problemas financeiros gerados com a má gestão fiscal

É comum a gestão fiscal prender a visão do gestor sobre a atual situação do negócio. Afinal, ele está tão concentrado em documentos e dados fundamentais que não tem como parar para ter uma visão mais estratégica da organização em que atua.

 

Além disso, as leis tributárias têm mudado com frequência e deixar a sua empresa desatualizada pode acarretar em grandes problemas financeiros, especialmente por conta das multas altas.

 

Como evitar? O Sistema ERP da Ausland é capaz de ajudar nas tarefas legislacionais, sempre atualizado quanto as novas leis e obrigações tributárias. A otimização deste processo possibilita ao gestor um tempo para pensar o negócio com uma visão mais estratégica e promover o crescimento do empreendimento.

 

Problemas financeiros gerados pela má gestão fiscal

Como falamos acima, os principais problemas financeiros gerados pela má gestão fiscal são: aplicação de multas altas e retenção de mercadoria. Essas duas atitudes geram um grande prejuízo para a empresa que precisa arcar com custos para o qual não estava preparada.

 

Deu para conhecer os principais erros da má gestão e os problemas financeiros que elas geram? A boa notícia é que dá para resolver todos estes obstáculos com o software de gestão. Se você ficou interessado em aplicar este sistema na sua empresa, entre em contato com os nossos consultores e descubra quais as melhores ferramentas para atingir o seu objetivo.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades