Escrito por Marketing Ausland em
Planos de teste para homologação de um ERP
Ausland adota processos de teste certificados pela ISO 9001
Todo software precisa passar instruções detalhadas para o processador para que as ações esperadas sejam executadas. O computador não tem bom senso. Ele executa a tarefa para a qual foi instruído, mesmo que a instrução esteja errada. E quanto maior o software, maior o potencial de erros durante a programação.
Por isso é tão importante testar os aplicativos. Na Ausland, adotamos processos de teste e homologação de software certificados pela ISO 9001, para assegurarmos aos nossos clientes de que o sistema de gestão que está rodando nos computadores de sua empresa está livre de todos os erros considerados possíveis durante o uso planejado e esperado do sistema.
Resumidamente, o processo de testes e homologação ocorre da seguinte forma:
· Primeiro, é feito um Teste Unitário, pelos próprios desenvolvedores. Nestes testes são analisadas as funções implementadas quanto a entradas e saídas esperadas. Este teste é realizado separadamente em cada arquivo fonte do sistema.
· O Teste de Integração vem a seguir. Aqui, cada módulo é colocado à prova num ambiente que simula aquele de produção, em um grupo já previamente testado de outros módulos. Verificam-se incompatibilidades, se todos os módulos do software se comunicam adequadamente e como se comporta o sistema em situações de alto volume de requisições, em um ambiente já preparado para o teste.
.
· Depois vem o Teste de Regressão, feito com ferramentas automatizadas, que gravam seus resultados. No Teste de Regressão, os sistemas são testados novamente quanto a erros já corrigidos em versões anteriores, a fim de prevenir a volta de erros e se certificar de que todos os módulos do sistema continuarão funcionando corretamente na nova versão. Este processo, mesmo sendo inteiramente automatizado, consome várias horas de processamento. O teste é realizado no sistema já integrado como um todo, de uma só vez, sendo mais abrangente que o Teste de Integração.
· Uma vez testado o código, é realizado um Teste Funcional, no qual se analisa se os relatórios estão corretos, se os valores de impostos estão sendo calculados adequadamente, se a legislação está corretamente atendida nos cálculos e se o arredondamento de valores ou a definição de prazos por software seguem aquilo que a legislação determina. Após esta etapa, o ERP está pronto para rodar.
.
Em qualquer dos casos, eventuais erros são documentados e devolvidos à equipe de desenvolvimento, que deve saná-los e, depois, enviar o software ou módulo para nova rodada de testes.
Em alguns casos, os clientes podem desejar realizar seus próprios testes. Nestes casos, a Ausland disponibiliza um ambiente específico para os mesmos, com dados reais ou criados especificamente para este fim.