Escrito por Marketing Ausland em
Custo de Aquisição de Clientes e Life Time Value: vender mais ou vender melhor?
.
Saiba mais sobre as diferenças entre Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e Life Time Value e entenda se vale mais a pena a quantidade ou a qualidade da venda.
No post de hoje vamos conhecer as principais diferenças entre o Custo de Aquisição de Clientes e o Life Time Value. Depois de ter todas as informações necessárias, vamos responder um grande questionamento: vale mais a pena vender mais ou vender melhor? Confira a seguir.
O que é Custo de Aquisição do Cliente?
O Custo de Aquisição do Cliente (CAC) é o conjunto de investimentos feitos para convencer um possível consumidor a se tornar cliente. Normalmente, o cálculo é feito a partir da soma da aplicação em Marketing e Vendas em um determinado período. O resultado é dividido pela quantidade total de clientes conquistados durante a época estudada.
Você já parou para pensar o quanto está disposto a pagar por um novo cliente? O ideal é que você saiba se o consumidor que você está tentando adquirir vale a pena e o quanto se está gastando em prospecção.
Uma boa forma de adquirir novos clientes sem aumentar os gastos é com networking e indicações. Quando a sua empresa agrada o seu consumidor atual, tem muito mais chances de ele de indicar o seu trabalho. Além disso, você pode fazer contato com outras fontes por meio de eventos ou cursos.
Para lhe ajudar a entender melhor o CAC separamos alguns conceitos e dicas. Confira:
Como calcular o CAC?
Já explicamos um pouquinho acima como se dá o cálculo do Custo de Aquisição de Cliente, mas para lhe ajudar resolvemos demonstrar de outra forma.
O primeiro passo é definir o período que você deseja analisar, seja ele um mês ou um ano. Depois que a época foi escolhida é o momento de reunir todos os dados possíveis, tanto dos gastos com o Marketing e Vendas, quanto o número de clientes conquistados. Confira como o cálculo é feito abaixo:
CAC = investimento em marketing + investimento em vendas / número de clientes conquistados.
Mas como saber o valor real do investimento nestes dois setores? Para facilitar o entendimento, separamos alguns custos comuns nestas áreas:
- Horas gastas de um gestor na negociação e reuniões iniciais;
- Horas de deslocamento para reuniões;
- Gasolina, estacionamento e depreciação de veículo;
- Horas gastas de algum colaborador em um diagnóstico;
- Custos de telefonia e internet;
- Horas de um vendedor no fechamento;
- Custo de estrutura;
- Campanhas publicitárias offline e online;
- Participação em associações, feiras e eventos para prospecção.
Como podemos reparar, o investimento contabilizado no cálculo é tudo aquilo que foi gasto para atrair um novo negócio.
Life Time Value (LTV ou Valor no Ciclo de Vida)
O LTV se refere a todo o valor adicionado pelo cliente durante o seu relacionamento com a empresa, em outras palavras, o dinheiro que entra. Em uma agência de publicidade, por exemplo, isso pode significar o tempo de contrato e algumas outras possibilidades, como: investimento em projeto, fee mensal e comissionamento sobre mídias e produção.
Ao se fazer o cálculo do Life Time Value fica claro o quanto é importante estreitar as relações com o seu público alvo. Afinal, você agora tem a real dimensão de quanto custa cada cliente e o retorno que eles podem trazer ao seu negócio.
Como calcular o Life Time Value?
Antes de saber como calcular o LTV, é importante que você saiba que o seu valor varia muito de empresa para empresa. Até porque são diversas variáveis a se levar em conta, como:
- Valor médio dos seus produtos;
- Forma como o CRM é conduzido;
- Produtos que o seu empreendimento oferece;
- Interação dos produtos com os clientes;
- Ofertas e promoções.
Por conta de todas estas variáveis, existem diversas formas de se fazer o cálculo do LTV. Contudo, em sua essência a conta dessa métrica se dá da seguinte forma:
Valor presente dos rendimentos futuros de um cliente – os custos envolvidos
Mas então, vale mais a pena vender mais ou vender melhor?
Um dos principais questionamentos de um empreendedor é se vale mais a pena vender mais ou melhor.
De acordo com os especialistas, é fundamental que a empresa foque o seu maior esforço naqueles clientes que, muitas vezes, valem mais do que todo o resto. Você precisa levar em consideração tudo o que puder. Por exemplo, alguns consumidores podem fazer pequenas compras em seu estabelecimento durante toda a semana, enquanto um outro pode fazer uma compra enorme uma vez por ano.
Com as métricas do CAC e LTV você cria uma balança. De um lado o quanto você gastou para adquirir um cliente e do outro o quanto ele vai adicionar ao seu negócio assim que ele for um consumidor ativo. Obviamente o principal motivo é ter o menor Custo de Aquisição de Cliente e o maior Life Time Value possível.
Uma balança positiva é da seguinte forma:
Pouco gasto para adquirir novos clientes e conseguir o máximo de valor com eles.
Já a balança negativa fica da seguinte forma:
O custo de um novo cliente não vale pelo valor que ele traz ao negócio.
Solução
Para não se perder em tantas planilhas de custos e receitas, aposte em um sistema de gestão automatizado que integra todos os setores da sua empresa e reúne todos os dados e informações necessárias em um só lugar. Com o software, todo o processo do seu negócio se torna mais otimizado e confiável.
Ficou claro que para ter o melhor investimento possível, a balança entre o CAC e LTV precisa estar equilibrada, certo? Para mais dicas sobre o mundo empresarial e como utilizar o Sistema ERP em seu empreendimento, acesse o nosso blog. E se tiver qualquer dúvida sobre o funcionamento da ferramenta, entre em contato com a gente.