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Gestão de vendas: sistema integrado com vendedores otimiza trabalho e evitar confusões no pagamento de comissões

Para um comércio funcionar da melhor forma é preciso haver integração, certo? Hoje, vamos discutir como a gestão de vendas e um sistema integrado entre os vendedores pode otimizar o trabalho, melhorar o atendimento e evitar confusões no pagamento das comissões. Ficou curioso? Então, confira o nosso texto.

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Como funciona a comissão dos vendedores?

A comissão dos vendedores é adotada por muitas lojas que querem aumentar as suas vendas por meio do incentivo. De maneira geral, a remuneração sobre as vendas envolve o cumprimento de metas preestabelecidas pelo gestor.

Normalmente, o comércio calcula o salário do vendedor da seguinte maneira: salário fixo + comissões. Importante ressaltar que o salário base deve ser similar aos valores praticados no mercado. Mas e a comissão? Como ela é formada? Confira agora os 5 modelos mais praticados pelo varejo.

1. Comissão por venda
A forma mais comum de calcular a comissão. Neste tipo, a empresa oferece um percentual fixo por venda ou contrato fechado. Os valores podem ser pagos assim que o cliente fecha a compra ou junto com o salário mensal.

2. Comissão por faturamento
Esta comissão é calculada de acordo com o faturamento do mês anterior da loja. Por exemplo, se a empresa vendeu um total de 100 mil reais no mês de agosto e a comissão do vendedor é de 0,5% do faturamento total, em setembro o funcionário tem direito a 500 reais de remuneração extra.

3. Comissão por margem de lucro
Diferente da comissão por faturamento em que o cálculo da remuneração é em cima do valor total que a empresa recebeu no mês, a comissão por margem de lucro exige mais uma conta: a da lucratividade.
Neste modelo, o vendedor recebe uma porcentagem pela venda realizada. Porém, o cálculo não é feito pelo preço do produto e sim o seu lucro.

4. Comissão por recebimento
Esta opção é indicada para empresas que trabalham com venda a prazo e recebem o valor em parcelas. Neste caso, a remuneração só é passada ao vendedor quando o montante total for recebido pelo negócio. Esse modelo é muito aplicado pelos comércios que querem estimular as vendas à vista.

5. Bônus por rendimento
Aqui a remuneração extra é paga para os vendedores que mais se destacaram. Não apenas em número de vendas, como também por aqueles que tiveram a maior evolução e são mais engajados com os valores da empresa. Você pode utilizar como base para o bônus, os seguintes fatores: faturamento, lucro, necessidade de venda de um produto, renovação de estoque e vendas à vista.

Para calcular as comissões de seus vendedores sem nenhum erro ou problema, aposte em um sistema integrado de vendedores. Ao fornecer múltiplos usuários, este software consegue definir qual vendedor realizou determinado processo. Por exemplo, o colaborar X iniciou o contato com o cliente, mas foi o Y que finalizou a compra. Estas informações são essenciais para calcular a comissão de seus funcionários no fim do mês e evitar possíveis confusões.

Outras vantagens do sistema integrado com vendedores

sistema integrado com vendedores

Muitos comércios ainda trabalham com os dados espalhados em planilhas e documentos em diferentes locais. Pensa em quanto tempo se perde procurando estas anotações e as analisando para tomar uma decisão. Como saber exatamente quais produtos estão no estoque? Ou então como descobrir qual o colaborador que fez a venda e tem direito à comissão? Vamos responder estas perguntas com uma única solução: sistema automatizado integrado.

Se pararmos para observar como era o mercado 10 anos atrás, vamos perceber como as coisas eram diferentes. Por exemplo, há uma década as empresas conheciam os seus concorrentes e os principais dados de mercado. Hoje, são tantas informações e competitividade no mercado que elas precisam ser separadas em grupos. A velocidade com que as coisas mudam faz com que ter os dados de mercado em tempo hábil e com confiabilidade para as tomadas de decisões seja uma tarefa muito mais difícil.

Com toda essa mudança na velocidade e a democratização de informação é praticamente impossível controlar estoque e gerenciar clientes, concorrentes, funcionários e vendas sem o uso de um software de gestão, como o Sistema ERP.

A importância de um sistema ERP para equipes de alta performance

Além do cálculo exato das comissões, o sistema integrado com vendedores apresenta outras vantagens. Vamos conhecer?

1. Padronização dos processos
Processos de vendas padronizados diminuem, consideravelmente, o número de erros no fluxo de dados e melhoram o desempenho dos vendedores e do gerenciamento administrativo.
Exemplo: O seu fornecedor aumentou o valor de um determinado produto que você vende e, com isso, você também precisa elevar o preço de venda no seu comércio. Com um Sistema ERP, os valores dos produtos são automaticamente alterados. Assim, o vendedor já sabe o novo preço, antes do consumidor comprar e o negócio não sofre com prejuízos.

2. Disponibilidade de informações
Disponibilizar os dados, mesmo que eles mudem constantemente, em tempo real a todos os vendedores. Desta forma, todos possuem as informações ao mesmo tempo e conseguem executar, na mesma hora, as decisões da gerência.
Exemplo: O vendedor descobre que o concorrente da loja está trabalhando com o mesmo produto que o seu em uma campanha de promoção. Isto tem diminuído o valor de vendas no seu empreendimento, pois os consumidores estão preferindo comprar o produto com o valor da promoção no concorrente. Por meio do sistema integrado, o vendedor consegue passar esta informação à administração, que decide baixar o valor do seu produto. Este dado, automaticamente, é repassado a todos os vendedores e o sistema autoriza a prática do preço “b”.

3. Confiabilidade de dados
O software de gestão trabalha com estatísticas rápidas e confiáveis sobre a venda de produtos no seu empreendimento. Ele calcula as vendas x região x produtos x grupos de concorrentes em tempo real. Isso acontece, pois, os vendedores usam o sistema no processo de venda dentro do comércio.
Exemplo: Por meio das estatísticas, o gestor observa que a loja, em comparação com a semana anterior, está executando vendas 20% menores entre o período das 08h às 09h. Com estes dados, o supervisor entra em contato com o vendedor para entender qual a razão das vendas terem caído.

4. Perfil de clientes
Com um software de gestão, o seu negócio pode manter um banco de dados com as informações dos seus clientes, perfil por idade, classe econômica, região e etc. Estas informações podem levar a empresa a descobrir os hábitos de consumo de seus consumidores e investir nos produtos que mais combinam com eles.

5. Controle de vendedores
Com o sistema automatizado, o gestor consegue acompanhar a produtividade de cada um dos vendedores em tempo real. Assim, é possível definir quais aqueles que merecem aumento, premiações, promoção e por aí vai.

6. Ferramenta para os vendedores
O Sistema ERP é formado por diversas ferramentas, uma delas é específica para os vendedores. Lá, os funcionários têm acesso a tudo o que vão precisar para realizar o trabalho, preservando os dados financeiros, de estoque e relatórios. Tudo isso com a tranquilidade de que a informação está circulando com precisão, confiança, clareza e segurança.

7. Controle de acesso
Controlando o acesso dos seus funcionários às informações, você consegue liberar somente os dados que dizem respeito a função do vendedor. Esta informação garante foco e segurança nas informações do seu empreendimento.

8. Múltiplos usuários
Com acesso simultâneo de múltiplos usuários, a sua equipe de vendas ganha tempo e produtividade, podendo atuar em processos diferentes ao mesmo tempo.

9. Integração da NF-e
Assim que a venda foi concretizada, o Sistema ERP automaticamente dá baixa do produto no estoque, alimenta seu fluxo de caixa e trabalha com a geração de nota ou cupom fiscal. Para fazer o documento fiscal, o seu vendedor só precisa preencher as informações solicitadas no formulário online.

Deu para entender a importância de uma gestão de vendas aliada a um sistema automatizado? Conheça as melhores ferramentas para o seu negócio, entrando em contato com a Ausland. E não se esqueça de conferir as melhores dicas de empreendimento em nosso blog.

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