Escrito por Marketing Ausland em

Dicas para reduzir gastos na área de compras de sua empresa

http://ausland.com.br/wp-content/uploads/2016/10/161962-compras.jpg

Nos tempos atuais, a crise afeta a atual conjuntura econômica e, por isso, muitas empresas tendem a reduzir custos, a fim de manter a competitividade no mercado. Não é à toa, que um dos setores em que as indústrias mais investem é o departamento de compras, que é o responsável pelo gerenciamento de materiais utilizados na Organização.

Desta forma, o setor é um aliado para auxiliar a empresa a encontrar os gastos excessivos, para cortar custos e gerar economia e, assim, desempenhar um papel estratégico dentro da Companhia. O departamento de compras garante, por exemplo, a qualidade no atendimento e deve ser composto por funcionários que conheçam bem a Organização, para encontrar as melhores soluções e negociações com os fornecedores. Nas empresas em que o controle é interno, pode-se investir em ferramentas de Tecnologia de Informação, em que o foco é a otimização de processo e, assim, conseguir agregar agilidade nas negociações por meio do software, contribuindo para a redução de custos. Além disso, o departamento de compras pode reduzir os custos por meio da terceirização dos serviços, estratégia que é adotada por muitas empresas do mercado, sobretudo devido ao cenário instável na economia.

Para economizar na área de compras, as empresas investem na organização do setor, a fim de manter o planejamento e os processos de aquisição. Também tendem a manter os dados atualizados e estruturados, para conseguir identificar os pontos fortes e fracos, a fim de descobrir e explorar as principais estratégias para investimentos, assim como os cortes que precisam ser feitos O setor de compras também deve saber escolher e negociar com os fornecedores, para encontrar os melhores prazos e qualidade dos serviços prestados. Além disso, outros fatores devem ser levados em consideração como a saúde financeira da empresa e a referência de outros clientes. A empresa deve acompanhar e mensurar os resultados obtidos pelo departamento de compras, buscando sempre otimizar processos, estratégias e negociações.

A tecnologia também é uma excelente aliada, uma vez que existem softwares como, por exemplo, o sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) , que auxilia a manter a competitividade no setor. Desta forma, os sistemas atuam oferecendo soluções inovadoras e serviços diferenciados para as Companhias e, que, assim, conseguem reduzir custos. A Ausland conta com uma equipe especializada e tem mais de 25 anos de atuação no mercado de softwares de gestão . Que tal conhecer as melhores soluções para a sua empresa? Acesse: http://ausland.com.br

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades