Vantagens na organização do estoque nas empresas

Controlar o estoque é essencial para se manter competitivo e reduzir os custos de uma empresa, seja ela micro, pequena, média ou de grande porte. A diversidade e o grande número de itens podem ser um desafio para qualquer gestão; levando-se em consideração que em todo o negócio há produtos que possuem demanda infrequente ou sazonal – Organização do estoque.

Basicamente, ter um controle físico e financeiro de estoque representa ter em mãos a quantidade disponível de cada objeto presente na empresa e a representação disso em valores monetários. Embora este controle seja tão básico e importante, muitas empresas ainda não realizam um monitoramento eficaz, especialmente as micro e pequenas empresas. São corriqueiras as situações em que a quantia física do produto não corresponde ao que consta em uma ficha ou sistema, ocasionando assim, o popular “furo no estoque”.

E qual a consequência disso? O principal impacto é financeiro. Sem ter o controle real do estoque fica difícil saber o que realmente precisa ser reposto ou, então, avaliar quais itens estão superdimensionados e representam um capital parado. Sem contar que maximiza a possibilidade de ocorrer desvios de itens do estoque em decorrência da falta de um controle efetivo.

E o que integra um controle efetivo de estoque? É preciso ter conhecimento minucioso sobre a quantidade de cada item presente na empresa, além do correto registro das entradas e saídas de cada um desses produtos, independentemente do valor monetário. A organização eficiente permite gerar informações estatísticas sobre tudo que envolve o estoque.

Esse controle pode ser facilmente realizado com a ajuda de um software. A Ausland possui uma solução que auxilia no mapeamento dos processos utilizados em cada empresa e busca aperfeiçoá-los para promover resultados mais eficazes em um curto período de tempo. Além de ter em mãos tudo que está presente no estoque; com o software da Ausland é possível gerenciar a compra de produtos com base na demanda existente; identificar os resultados obtidos com campanhas de marketing e ter controle sobre as tendências de compra; identificando produtos com potencial de venda ou em declínio. Clique aqui e conheça mais sobre esta solução que facilitará a organização do seu estoque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *