Ao longo de 2015 e 2016, uma das palavras que mais circulou pelos noticiários foi “crise”, uma infinidade de setores no Estado do Paraná, assim como no país em geral, sentiram fortemente a retração da economia. No entanto, um setor que permaneceu em ascensão em meio às turbulências econômicas foi o de Tecnologia da Informação (TI).

Um estudo realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), utilizando dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontou que, em 2010, a área de TI tinha, no Paraná, 10,6 mil pessoas empregadas com carteira assinada. Em 2014, o número chegou a 18,6 mil; isso representa um aumento de 75% em empregos no período de quatro anos. De janeiro de 2015 até maio de 2016; independentemente da crise, o setor de TI do Paraná apresentou 372 admissões a mais do que demissões.

Grande parte dos resultados positivos no Estado se deve ao impulso dado pelos Arranjos Produtivos Locais (APLs); que são agrupamentos de empresas estabelecidas em uma mesma localização. Os APLs estabelecem vínculos de cooperação, interação e aprendizagem uns com os outros e com organizações estratégicas, como associações empresariais, governo; universidades e instituições de crédito. No Paraná, os APLs do setor de TI estão localizados nos Campos Gerais, em Maringá, no Sudoeste e Oeste, em Curitiba e em Londrina.

No Brasil, o mercado de TI emprega atualmente 1,3 milhão de pessoas. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, existem 50 mil vagas de trabalho em aberto. O aumento na demanda por profissionais qualificados se deve ao fato das inúmeras mudanças em como as pessoas e organizações se comunicam, o que até então era feito de forma manual, está sendo substituído por aplicativos e softwares.

Soluções do setor de TI facilitam a rotina das organizações

A Ausland, com mais de 30 anos de mercado acompanhando as legislações e tendências em Tecnologia da Informação, oferece diversas soluções nas áreas de produção, vendas, finanças e recursos humanos, para facilitar o dia a dia dos gestores e trazer ganhos significativos para as organizações. Inicialmente a Ausland mapeia as necessidades da instituição e, posteriormente, entrega uma proposta elaborada sob medida. Acesse o site da Ausland e conheça mais sobre as facilidades disponíveis https://ausland.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *