Quais as vantagens no uso de um ERP?

Um ERP (Enterprise Resource Planning) configura-se como uma interessante alternativa para as organizações que estão bem posicionadas no mercado ou desejam impulsionar seu crescimento; pois busca integrar todos os dados; processos e recursos de uma empresa em apenas um sistema; facilitando sua gestão e oferecendo muitos benefícios. É um software capaz de reunir informações de todos os departamentos (financeiro; marketing; vendas; produção; logístico; por exemplo) e que pode armazenar tais dados de forma eficiente e simples, com fácil acesso, otimizando a comunicação entre as áreas, ampliando as análises de informações, bem como a gestão empresarial. Tudo isso pode ser realizado de forma mais rápida e menos dispendiosa.

Com a adoção de soluções ERP, não se tem mais a dificuldade de acesso a dados de departamentos distintos, como antes, quando vários sistemas dentro de uma mesma empresa, distribuídos pelos setores, geravam empecilhos para a comunicação de um com o outro, o que acabava resultando em maior perda de tempo e maiores custos, além do aumento de procedimentos burocráticos. Com um sistema único que integra todas as áreas, fica bem mais fácil a administração de uma instituição.

Dentre as vantagens que um sistema ERP pode oferecer, pode-se citar a maior confiabilidade dos dados (monitorados em tempo real, e atualizados através do comprometimento dos funcionários) e a redução de custos, pois com a adesão de um sistema integrado eficiente e de simples acesso, a empresa, ao reduzir as dificuldades de acompanhamento dos processos importantes, tais como produção, venda e lucros, pode aprimorar todo seu planejamento, diminuindo gastos e melhorando o desenvolvimento da produção.

Desse modo, o fluxo de informações, bem como sua qualidade são otimizados dentro da corporação. O sistema integrado também facilita o processo da tomada de decisões, assim como subtrai a redundância das atividades e reduz o tempo de resposta ao mercado, devido ao aumento da produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *