Principais documentos fiscais eletrônicos

Ser empresário no Brasil não é uma tarefa fácil. Além dos diversos desafios encontrados no dia a dia da empresa, o empresário precisa lidar com uma série de obrigações, entre elas, a emissão correta de documentos fiscais, para manter seu negócio dentro da lei e cumprir com as obrigações estaduais e federais vigentes. Se você ainda não está a par de certas obrigatoriedades como empresário ou precisa de soluções para sua empresa, conheça agora os principais documentos eletrônicos obrigatórios e saiba como deixar sua empresa em conformidade com a lei.

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um dos principais documentos eletrônicos obrigatórios no país. Emitida pelo contribuinte credenciado pela Secretaria da Fazenda, a Nota Fiscal Eletrônica é um documento digital, que tem validade jurídica devido a uma assinatura digital específica, e tem como objetivo documentar operações comerciais de venda presencial ou online em todo o país. Este documento substitui a nota fiscal de venda ao consumidor e o cupom fiscal emitido por EFC (Emissor de Cupom Fiscal).

.

A NFC-e é bastante vantajosa para grande parte dos empresários, uma vez que dispensa a homologação de software pela Receita Federal; pode ser impressa por impressora não fiscal, térmica ou a laser, possui transmissão em tempo real e ainda é mais correta do ponto de vista ecológico; uma vez que o uso da NFC-e diminui a necessidade de uso de papel para impressão. Além disso; desde julho de 2015 está em vigor um cronograma de substituição de diferentes documentos fiscais pela Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, que será finalizado em 2018.  No site www.nfce.fazenda.sp.gov.br/NFCePortal/Paginas/DuvidasFrequentes.aspx é possível consultar a tabela e o respectivo cronograma. Através desta mudança; contribuintes obrigados à emissão de Cupom Fiscal-e SAT, por exemplo, poderão optar pela emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou pela Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em suas próximas vendas.

Sobre o SAT-CF-e

O Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos – Sat Fiscal ou SAT-FC-e é um projeto do estado de São Paulo; que visa documentar eletronicamente operações comerciais do varejo; substituindo equipamentos ECF. Para utilizar o sistema obrigatório, o contribuinte deve possuir um equipamento SAT, Impressora Não fiscal e um sistema de gestão, ou um software de frente de caixa. O equipamento SAT autentica cada cupom fiscal e repassa as informações do cupom à Secretaria da Fazenda via internet. Até 2017, todos os estabelecimentos de São Paulo devem aderir ao Sat Fiscal.

Suporte ao Contribuinte

Para se adequar às mudanças nos processos de geração de documentos fiscais eletrônicos e ao Sat Fiscal, se for o caso; o ideal é buscar ajuda profissional para identificar as necessidades de sua empresa e auxiliar na transição da sua empresa para estas mudanças. A Ausland é uma empresa especializada em consultoria na área fiscal; e tem como objetivo ajudar micro, pequenas, médias e grandes empresas a se adaptar às mudanças fiscais e manter-se em conformidade com a lei. Conheça mais sobre a Ausland através do site: https://ausland.com.br/ e entre em contato com a empresa. Profissionais capacitados irão atendê-lo, identificar suas necessidades e auxiliá-lo com rapidez e excelência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *