Implantar um bom software de gestão oferece vantagens como emissão de boletos, controle de fluxo de caixa e redução de custos, além de relatórios com informações exatas.

A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) tem posto em prática mudanças relevantes em relação aos boletos bancários por meio do Projeto Nova Plataforma de Cobrança. De acordo com as novas modificações, os boletos sem registro deixarão de existir.

Visto como uma forma, principalmente, de evitar os prejuízos causados pelas fraudes em boletos, o projeto iniciou a centralização de títulos em janeiro de 2017 e os boletos ainda sem registro deverão ter seu pagamento realizado apenas em seus bancos emissores.

O que irá mudar com a emissão dos boletos com registro?

Em um boleto sem registro há unicamente o custo de liquidação (quantia paga ao banco por uma empresa quando o pagamento do boleto é efetuado), entretanto, com a necessidade do registro, custos de diversas taxas poderão ser cobrados, o que dependerá do tipo de negociação.

Além do aumento de custo, para a geração dos boletos com registro é necessário inserir o CNPJ ou CPF do comprador. Também será necessário que seja enviado um arquivo de remessa para os bancos que receberão esses registros.

Vantagens em emitir boletos com registro

Um dos principais motivos para a mudança foi a tentativa de evitar os prejuízos causados pelas fraudes nos boletos sem registro que aconteciam com grande frequência. O número do código de barras era alterado para passar o dinheiro para outra conta bancária, ou seja, o cliente pagava, mas o fornecedor não recebia.

Portanto, uma das maiores vantagens dessa modalidade de boleto está na segurança proporcionada por ele, pois apresenta identificação tanto de quem comprou como de quem irá receber, diminuindo consideravelmente as chances de fraudes. Ao realizar o pagamento, os dados do boleto serão cruzados com as informações enviadas ao banco, garantindo assim a redução de prejuízos em relação a fraudes.

Soluções em ERP

Para adequar sua empresa a essa nova modalidade de boletos, a automatização do processo é ideal. Um bom software de gestão oferece controle e planejamento financeiro, garantindo dados precisos, emissão de notas fiscais, relatórios e boletos, além de controle de fluxo de caixa, contas a pagar e receber. A Ausland (https://ausland.com.br/) uma das pioneiras em fabricação de ERP fornece a solução adequada de acordo com as necessidades da sua empresa, implementando sistemas nos mais diversos segmentos. Entre no site e agende uma visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *