DARF: o que é e seus tipos
O que é DARF?

A cobrança federal advinda do IRPF é a mais conhecida, mas não é o único tipo de DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) – nem a única finalidade existente, pois grande parcela da arrecadação de impostos do Brasil, que bate recorde a cada ano, vem das DARFs.

As pessoas jurídicas pagam impostos em diferentes DARFs mensal, trimestral, semestral e anualmente. Os principais tributos e contribuições quitados por instituições por meio dessas guias são o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Pis, Cofins e INSS. As cobranças são provenientes de faturamento, compras nacionais e internacionais etc.. As DARFs gerais são emitidas por intermédio do programa Sicalc da Receita Federal, disponível para download gratuito ou pelo Sicalc Web, no site do órgão (http://www.receita.fazenda.gov.br/Pagamentos/SicalcWebNovo.htm).

A DARF comum é a mesma utilizada para pessoas físicas, apenas com diferentes escolhas de códigos de pagamentos.

A DARF Simples foi instituída para a simplificação do recolhimento de impostos para micro e pequenas empresas. Ela é emitida pela página do Simples Nacional no site da Receita Federal, apenas para optantes da tributação. A guia contém todos os impostos em valor único para pagamento de uma só vez e por um só documento. Atualmente, a nomenclatura específica é Documento de Arrecadação do Simples (DAS).

O preenchimento das guias é simples e rápido. Basta colocar nome da pessoa ou empresa, CPF ou CNPJ, número de referência do pagamento, código de pagamento, data de vencimento – com nova data em outro campo para quitação em atraso -, valor a ser pago e multa e juros possíveis, e o valor total é calculado automaticamente após o preenchimento. A DARF é liberada para impressão depois desse processo.

Solução

Nem sempre, contudo, a emissão e pagamento de DARFs pode ser feito manualmente, pelo site da Receita Federal. Nestes casos, você precisa de um bom software de gestão que automatize o processo e não deixe sua empresa atrasar suas obrigações. Neste caso, na AUSLAND, temos a solução certa para seu negócio. Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *