Quando nos deparamos com algumas definições, mesmo sendo muito usadas no cotidiano, principalmente em determinado segmento, muitas vezes não sabemos exatamente o que é cada uma. Muito provavelmente a inteligência de mercado se encaixe perfeitamente nesses casos, pois é muito discutida no âmbito empresarial, mas poucas pessoas sabem de fato o que ela é de que forma acontece.

Mas antes de falarmos exatamente sobre a inteligência de mercado em pequenas indústrias, devemos entender porque ela é importante diante do atual cenário que o mundo dos negócios desmembra. Atualmente vivemos em mundo momento de acirrada competição entre empresas, em que grupos que consigam antecipar demandas, ou seja, de certa maneira prever o que os consumidores vão querer consumir ou usufruir largam na frente de seus concorrentes, sendo oportunidades para otimizar a experiências desses consumidores.

Portanto, a inteligência de mercado atua na coleta de dados dispersos e desfragmentados, transformando-os em informações relevantes que darão suporte para gestores tomarem decisões mais assertivas e inteligentes, fazendo com que seus empreendimentos sejam elevados para patamares maiores, ultrapassando seus concorrentes na atuação de mercado.

Se interessou pelo assunto? Então confira como a inteligência de mercado pode agregar enorme valor para pequenas indústrias.

Uma breve e concisa definição sobre o que é inteligência de mercado

inteligência de mercado

Pode ser definida como o processo de procurar, analisar e realizar a aplicação de muitas informações dentro da atuação de mercado, procurando também direcionar tudo para atingir um público-alvo pré-determinado.

Também conhecida como Inteligência Competitiva (IC), essa importante área tem como maior meta a manutenção ou aumento da competitividade das organizações a partir de um processo informacional proativo e sistemático, ou seja, que atua identificando as forças que regem uma empresa, reduzindo o risco de escolhas equivocadas no meio dos negócios.

Para as pequenas indústrias, ainda muito vulneráveis e frágeis por não possuírem montantes de capital exorbitantes, a inteligência de mercado desempenha um papel protagonista para que essas corporações sobrevivam, cresçam e tenham condições de prosperar financeiramente e de maneira administrativa ao longo do tempo.

A automação de processos na Inteligência de mercado e os sistemas ERP

inteligência de mercado

Até aqui falamos sobre o que é a inteligência de mercado, seus conceitos e benefícios. Chegamos ao momento de discorrer sobre a aplicabilidade e de que maneira as empresas, em especial as pequenas indústrias podem colocá-la em prática. Para esse objetivo; a automação de processos é um caminho a ser seguido, pois atua por meio da racionalização, otimização e aplicabilidade de processos-chave que impulsionam empresas a cortar custos por meio da integração de aplicações, por consequência, reduzindo o trabalho e o tempo de execução de tarefas.

Objetivos tão ambiciosos de fato não podem ser concretizados sem o aporte de um sistema eficaz e inteligente como base, correto? Nesse momento que os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning); também conhecidos como Planejamento de Recurso Corporativo atuam, colhendo o máximo de informações e dados dentro de uma empresa e determinando de que forma tais procedimentos podem ser automatizados.

Uma empresa que opte por mecanismo manuais e não integrados tem enormes chances de perder competitividade no mercado. Por esse motivo que a utilização do ERP vem “abocanhando” grande fatia do mercado ao integrar departamentos e soluções em uma mesma interface do software; permitindo o acesso de vários profissionais de distintos departamentos a dados que, em um primeiro momento; pela quantidade e por estarem dispersos estavam desfragmentados.

No contexto das pequenas indústrias; os benefícios advindos com o uso desses aparatos tecnológicos são imensuráveis, pois em muitos casos, equivocadamente; os gestores desses negócios desconhecem o potencial que esse cruzamento de dados e informações podem trazer aos seus negócios; podendo determinar a sobrevivência e o crescimento saudável dos seus empreendimentos.

Treinamento como base de impulso

inteligência de mercado

Para usufruir dos potenciais ganhos da inteligência de mercado não basta somente os gestores estarem propensos a utilizarem essas ferramentas; é imprescindível que essas atribuições sejam repassadas para as equipes que integram essas pequenas indústrias; pois muitos dos projetos que serão desenvolvidos vão demandar em muito o empenho de todos os setores da empresa.

Para os donos de empresas; esse é o momento de implementar treinamentos e instigar seus colaboradores a se especializarem com esses novos aparatos tecnológicos, principalmente na interpretação de dados e insights vindos com o uso da inteligência de mercado.

Mapeie seu mercado e coloque em prática

inteligência de mercado

Comentado de forma recorrente em vários artigos, o planejamento empresarial mais uma vez será a base para aplicar estratégias dentro do meio empresarial. Mapeie o seu mercado; saiba o que seus concorrentes fazem, de que maneira; o que diferencia sua empresa das demais? Qual a fatia de mercado que você pretende atender? De que forma você chegará aos seus clientes e irá apresentar seus projetos?

Como dito no início do artigo; atualmente o grande foco das empresas é proporcionar novas experiências aos seus consumidores, ou seja, propor produtos e soluções que fiquem na cabeça dessas pessoas; fazendo com que sua marca seja lembrada de forma recorrente por esses clientes. Para isso; é muito importante que todo o mercado de concorrentes esteja devidamente mapeado, onde o gestor vai definir suas metas, objetivos e estratégias para atuar.

As pequenas indústrias têm grande potencial para beneficiar-se da inteligência de mercado. Basta integrar soluções tecnológicas como os sistemas ERP juntamente com a captação de dados advindas com a inteligência de mercado. Desta forma, ficará mais claro o que pode e deve ser feito para satisfazer clientes cada vez mais rigorosos e exigentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *