O eSocial, que representa o termo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, faz parte do decreto nº 8.373/2014, o qual foi criado com o intuito de gerar um processo de envio eletrônico de dados ao governo referentes a trabalhadores e empresas; para substituir os formulários utilizados atualmente. A partir de setembro, de forma ordenada, todas as empresas que tenham a partir de um empregado, serão obrigadas a usar o sistema e precisarão enviar toda e qualquer informação relativa às obrigações previdenciárias; trabalhistas e fiscais que tenham relação com a contratação de pessoas com ou sem vínculo de trabalho.

O eSocial e a centralização de informações dos contribuintes

Essa modificação ocorre, porque, hoje em dia, as informações disponibilizadas pelas empresas não são centralizadas em um local só. Com o eSocial, órgãos distintos envolvidos no processo (Receita Federal, Caixa Econômica Federal; Previdência Social e Ministério do Trabalho) poderão acessar simultaneamente as mesmas informações, pois os dados serão enviados de forma unificada; através de um único sistema. Para completar; informações que até agora ficavam disponíveis apenas nos arquivos das empresas deverão ser também reportadas de forma eletrônica; como, por exemplo, os dados referentes à medicina do trabalho.

Até então os órgãos fiscalizadores, como Ministério do Trabalho e Ministério da Previdência Social, realizavam as fiscalizações apenas com base em denúncias ou através de temas que tenham sido eleitos para serem investigados, pois o número de auditores é insuficiente para acompanhar pessoalmente todas as organizações. Com o eSocial ,o processo de fiscalização será facilitado, já que todas as informações estarão disponíveis on-line em um mesmo local, facilitando o cruzamento de dados e a identificação de inconformidades, entre elas prazos não cumpridos, cálculos equivocados e declarações incoerentes, o que pode acarretar em multas e recolhimento de tributos.

Antes e durante o processo de implementação do eSocial é aconselhável que as empresas prezem por analisar minuciosamente seus processos, para encontrar alguma inconsistência que precise ser corrigida. Contar com um software de gestão confiável é imprescindível nessa hora, para identificar inconformidades e garantir que as informações geradas passem pela fiscalização. A Ausland possui diversas soluções que atendem por inteiro as novas exigências, acesse o site https://ausland.com.br/ e saiba mais sobre cada uma das ferramentas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *