gestão de compras tem sido vista como uma peça muito importante dentro das organizações. É a partir das tomadas de decisões do processo logístico que a empresa pode garantir ótimos resultados para sua economia.

Um processo de gestão de compras  tem como objetivo buscar o melhor custo/benefício, comprando suprimentos de qualidade com preços mais baixos. Além disso, pode gerar ótimos resultados no fluxo de caixa mensal para a empresa porque sua administração evita gastos desnecessários conseguindo trabalhar com o estoque e assim podendo oferecer um ótimo preço no mercado.

Uma boa administração de compras, também conhecida como gestão de estoque, garantirá um resultado positivo, mas é preciso ser bem estruturado. Por isso selecionamos algumas dicas sobre como melhorar o processo de gestão de compras da sua empresa:

Análise

Antes de realizar a próxima compra é importante fazer o balanço do que a empresa tem em estoque. Uma nova compra sempre necessita de um estudo da compra anterior, especificando o que foi usado ou não alinhado ao que será preciso para o próximo mês.

Padronizar o estoque

A organização do estoque é primordial para que seja possível trabalhar com ele. Crie descrições, rótulos e códigos para ajudar a padronizar o estoque.

Fornecedores

Depois de construir a estrutura de estoque é ideal que, para evitar desperdícios, o responsável pela gestão de compras reveja, organize e insira novos contatos com fornecedores.

Fidelidade pode trazer benefícios, mas uma empresa não deve ter somente um fornecedor. A lista de fornecedores precisa de todos os dados referentes ao processo de compra para que o setor possa estudar qual é o lugar que ofereça melhor custo, benefício em preço, tempo e qualidade.

Gerenciar as datas de compras

Os gestores de compras devem organizar as datas de compra do estoque de acordo com o lucro da empresa. Limitar datas de compra de produtos e matérias-primas não deve ser visto como burocracia para dificultar os processos, mas para garantir a melhor administração do dinheiro do caixa.

Funcionários capacitados

É importante que todos os envolvidos na gestão de compras estejam capacitados e alinhados em todos os processos. Funcionários capacitados poderão garantir que todo o processo de compra seja executado de maneira correta.

Software de gestão

Seguindo essas dicas você começa a melhorar o processo de gestão de compras da sua empresa e um grande aliado para garantir excelência no trabalho é implantar um sistema que processe e armazene todos os dados da empresa.

A Ausland é uma das primeiras fábricas de software do Brasil e também pioneira no país por integrar o Planejamento de Recurso Corporativo (em inglês Enterprise Resource Planning – ERP) dentro do varejo.

Os serviços da Ausland vão além da implantação do software na sua empresa, oferecendo também consultoria e suporte especializado para facilitar o uso do sistema e garantir ótimos resultados na gestão de compra. Saiba mais no site: https://ausland.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright All Right Reserved 2023, Ausland.

Principais Páginas

Institucional

Contato

Rua Waldemar Loureiro Campos, 1960 Boqueirão, Curitiba – PR, 81670-360

55 41 3377-2730

comercial@ausland.com.br

×