Escrito por Ausland em

BI: Quais são os custos de investimento de um projeto de BI?

Business Intelligence

As ferramentas de Business Intelligence (BI) têm como função básica a organização, visualização e interpretação de dados para gerar insights, que, por sua vez, geram decisões mais alinhadas com os objetivos do negócio. As mesmas se adaptam de acordo com o tamanho do seu negócio e sua necessidade.

O BI trata-se de uma tendência que prega a precisão e análise como base para a tomada de decisões, tudo isso baseado na coleta, análise e interpretação de dados. Segundo o Gartner, as empresas irão escolher cada vez mais o BI para impulsionar sua competitividade e criar um diferencial perante os concorrentes. Uma pesquisa realizada pela mesma apurou que o faturamento do setor de BI e Analytics deve ultrapassar US$ 20 bilhões em 2020.

Entretanto, quais são seus custos?

É necessário saber exatamente os valores que serão investidos na adoção de um software de BI, pois isso irá deixar as chances de receber surpresas desagradáveis no mínimo. Aderir ao BI, acompanha uma série de benefícios como já mencionados anteriormente.

O TCO (Total Cost of Ownership ou Custo Total de Propriedade) é uma projeção que analisa todos os custos, sejam eles diretos ou indiretos que se relacionam aos investimentos na “propriedade” de uma ferramenta. Ele não apenas avalia a compra, mas também todos os aspectos no uso adicional e na manutenção do sistema.
Devido a amplicidade do BI, muitas vezes é difícil saber por onde começar.

O primeiro passo é entender que o TCO de um projeto de BI como o Qlik pode ser composto pelo licenciamento do software, a infraestrutura necessária (servidos) e também os investimentos com consultoria e treinamento.

Veja abaixo como cada uma dessas fases podem impactar no tempo e o custo de projeto:

1 – LICENCIAMENTO

Cada módulo de BI possui características específicas de contratação. Algumas cobram por usuários e outras recebem por servidor, independente do número da quantidade de licenças. Existem ferramentas que a compra é perpétua, outras subscrições e outras que funcionam como o Saas (Software as a Service) na nuvem.
Para saber qual é o melhor modelo para o seu negócio, terá que analisar sua infraestrutura de TI.

2 – INFRAESTRUTURA DE HARDWARE

É preciso pensar na infraestrutura de hardware, no servidor e banco de dados em que as informações ficarão contidas. Como será a comunicação com o sistema de BI? Quais os requisitos necessários para realizar a integração e carga dos dados? Será on premise, nuvem pública ou nuvem privada?
Se sua infraestrutura atual não for compatível com o BI será necessário fazer investimentos que poderão ser altos. E a aquisição de novos equipamentos poderá atrasar o calendário de implantação

3 – CONSULTORIA

Dependendo do porte do projeto e da necessidade da sua empresa será necessário contar com uma consultoria de BI especializada para ajudar na criação, desenvolvimento, configuração e personalização dos painéis. Esse apoio é fundamental na parametrização e atualização das visões e cenários. Trata-se de um enorme diferencial a ser levado em conta.
Ao aderir a uma consultoria, seu negócio irá estar com o time de TI interno e outros funcionários mais capacitados sem precisar depender exclusivamente de consultorias.

4 – TREINAMENTO

Você também precisará pensar que os colaboradores precisarão aprender a manusear a ferramenta escolhida. Ou seja: capacitações técnicas e conceituais serão fundamentais.
É a melhor maneira para extrair informações precisas e consistentes para a tomada de decisão, além de estruturar dashboards alinhados com o objetivo do negócio

5 – SUPORTE TÉCNICO

É de suma importância avaliar qual é o melhor serviço de suporte técnico que irá garantir um mulher resultado para o seu negócio.
Antes da contratação, certifique-se de que o fornecedor tenha atendimento local, com fácil acesso e variedade linguística, além de oferecer suporte para implementação e consultoria durante o período de adaptação da organização. Claramente pode se tornar um custo a mais, entretanto trata-se de um investimento que irá extrair o máximo proveito do Business Intelligence (BI).

 

A Ausland conta com uma equipe de especialistas disponíveis para visitas e para auxiliá-lo com estas escolhas. Possui interesse em adquirir um software de BI? Entre em contato conosco através do telefone (41) 3377-2730, ou nos encaminhando uma mensagem via nossa página de contato, clicando aqui.

 

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades