Como motivar os funcionários de sua empresa

Ao longo da última década a rotatividade de funcionários foi constante na maioria das empresas, fazendo com que gestores e empresários refletissem sobre estratégias para manter engajados os colaboradores talentosos e que possam fazer falta caso optem por sair da empresa. Manter-se próximo de quem trabalha na organização é essencial para identificar descontentamentos e tomar atitudes em tempo hábil.

Entre as principais situações que costumam caracterizar a desmotivação com o trabalho ou a empresa estão:

-Palavras negativas que costumam integrar o dia a dia do colaborador;

-Distância da equipe e evitando conversas;

-Impaciência desde o início do dia;

-Espera angustiante para o encerramento do expediente;

-Falta de disposição em participar de capacitações ou treinamentos;

-Exaltação das características positivas apenas de outras empresas;

-Execução apenas de seu trabalho;

-Ausências frequentes que deixam clara a insatisfação;

-Queda de desempenho semana após semana.

E o que fazer para prevenir situações como essa? Diversas são as atitudes que as empresas podem ter sem precisar fazer significativos investimentos financeiros, veja algumas delas:

Criar uma atmosfera agradável, afinal os funcionários gastam uma grande parte do seu tempo trabalhando, o ambiente de trabalho precisa apresentar um olhar amigável e atraente.

Reconhecer individualmente o trabalho de cada funcionário, isso quer dizer que se ele fez algo notável, chame a pessoa no escritório ou escreva um e-mail parabenizando, para que ela saiba que o trabalho realizado foi verdadeiramente admirado.

Reconhecer o trabalho do grupo é importante, para isso é preciso separar rotineiramente um tempo para falar com a equipe e mencionar que eles estão fazendo um trabalho sólido, demonstrando que os esforços realizados por eles são apreciados e reconhecidos em todos os momentos. Se possível, ressaltar os pontos fortes de cada um.

Se a empresa está bem no mercado é motivador espalhar alguns cartazes no ambiente que apontam o progresso da organização, visando motivar os funcionários para permanecer fazendo um bom trabalho.

Realizar reuniões para discutir a empresa como um todo, para mostrar aos colaboradores que eles estão contribuindo para um crescimento valioso. Se houver fatos e números, eles podem ser apresentados.

Ter alguns eventos sociais no calendário, isso ajuda para que os colaboradores conheçam uns aos outras. Isso ajuda inclusive para que fiquem mais animadas para ir ao trabalho, afinal terão mais proximidade e intimidade com os colegas de empresa.

Ofereça cursos e treinamentos extras com o intuito de que os colaboradores vivenciem novas experiências e conhecimentos, sentindo-se valorizados pela oportunidade.

Por fim, os gestores e empresários devem estar abertos ao que os colaboradores têm a dizer ou sugerir. Ao aplicar todos esses cuidados (ou parte deles) os funcionários ganham e a empresa também. Comercialmente é possível obter melhor desempenho do negócio e uma maior vantagem competitiva frente ao mercado que está cada vez mais disputado.

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