Tenha mais resultados com menos gastos. Como fazer promoções que dão lucro?

As promoções são grandes conhecidas dos consumidores. Feitas, principalmente, no início do ano e em datas comemorativas, esta estratégia atrai novos clientes, fideliza os que já conhecem sua marca e gera mais receita para a empresa. Contudo, reduzir o preço dos produtos de forma aleatória ou oferecer brindes e prêmios sem um estudo prévio não costuma trazer bons resultados. Por isso, hoje vamos descobrir como fazer promoções que dão lucros.

Defina o objetivo

Aumentar as vendas, divulgar um novo produto, conquistar novos consumidores ou fidelizar os antigos, são alguns dos objetivos que uma promoção procura atingir.

Sua empresa está com as metas de vendas em baixa ou o estoque está cheio? A redução dos preços temporariamente pode ser uma solução. Já quem quer divulgar um novo produto, está procurando novos clientes e quer fidelizar os antigos pode apostar em brindes. Uma boa ideia é condicionar a participação dos consumidores preenchendo cadastro. Desta forma, o seu negócio tem um banco de dados para se comunicar diretamente com estes clientes.

Conheça o seu público-alvo

Definir e analisar o público que você quer atingir é a principal garantia que a sua promoção vai ser um sucesso e conquistar os resultados esperados. Seus hábitos de consumo, redes sociais que estão inseridos, como gostam de ser contatados pela empresa e qual produto estão buscando são pontos importantes da sua pesquisa.

Preste atenção no calendário do varejo

Os consumidores esperam por promoções nas grandes datas comemorativas: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo. Contudo, existem outras datas que podem ser exploradas. Fique atento às datas comemorativas menores, mas que tem o poder de trazer grandes resultados para o seu público.

Escolha o tipo de promoção

Existem 4 tipos de ofertas básicas: progressiva, cupom de desconto, promoções e descontos na compra em atacado. Para saber qual oferta escolher, leve em conta o objetivo e o público:

O que colocar em oferta

O primeiro passo para decidir quais produtos vão ser colocados na promoção é dividi-los em dois grupos: os que têm mais saída e os mais rentáveis (apesar de não estar entre as mais vendidas, possuem uma margem de lucro maior).

Se você está procurando aumentar as vendas, aposte nos produtos que estão na lista dos que têm mais saída. Agora, se o que quer é conquistar novos clientes, coloque em promoção os itens mais rentáveis. Como eles são mais elaborados, normalmente custam mais caro, e ao diminuir o preço, atrai os consumidores.

 

Lançamentos

Para atrair novos clientes e fidelizar os antigos, você pode apostar em uma estratégia de pré-venda. Por exemplo, divulgue em diferentes mídias um pré-cadastro para os consumidores se registrarem e ganharem um desconto especial no lançamento do novo produto.

Dependendo do que estiver vendendo, você pode apostar em degustações deste item. Perfumes, alimentos, cosméticos e maquiagem são boas opções.

Só tome cuidado em oferecer descontos na etiqueta do lançamento. No fim, pode ser que cliente não queira pagar pelo preço cheio já que ele o conheceu com um valor reduzido

De quanto deve ser o desconto?

Para decidir quanto deve ser o desconto é necessário avaliar as finanças da empresa. A promoção é só uma ação de marketing ou ela deve dar lucro? Se você está querendo trazer mais dinheiro para caixa, o objetivo ideal é vender mais ou atrair clientes.

Quando acaba a promoção?

Tenha em mente que ao criar uma promoção é necessário que ela tenha um prazo para ser encerrada. Uma oferta muito longa corre o risco de ser percebida como preço fixo, acabando com o objetivo inicial da campanha.  O tempo de promoção é definido a partir do tipo de promoção que você quer aplicar, por exemplo:

Como fazer a divulgação?

Aposte em diversas formas de divulgação, como jornais, cartazes na vitrine, envio de e-mail marketing para seu mailing e anúncios patrocinados nas redes sociais e Google.

Meça os resultados

Como falamos acima, toda promoção tem um objetivo, certo? Para saber se a meta foi concluída, é essencial acompanhar o desempenho da campanha enquanto ela está rolando – até para ter um tempo hábil para mudar o foco da ação. Também é necessário fazer uma análise depois que a promoção acaba. Assim, você tem informações conclusivas para saber o que funciona para seu negócio.

Fazendo um estudo final e de como a campanha se comportou em tempo real, é possível saber quais etapas foram mais bem-sucedidas.

E aí, acha que já está preparado para fazer as promoções da sua empresa gerarem lucro? Você confere outras dicas para fazer o seu negócio crescer e prosperar em nosso blog.

 

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