Ao estruturar uma área de BI, o gestor deve ter em mente que, dados e setores serão essenciais para a implantação da ferramenta e quem se beneficiará das informações e análises obtidas.

A estruturação passa, necessariamente, por um bom casamento entre a área de TI e outros setores da empresa. É necessário trabalhar a cultura organizacional e desenhar processos que tornem o uso da ferramenta eficaz.

Área de TI

A descoberta de dados (Data Discovery, como vem sendo enfatizado pelo Gartner) faz parte do núcleo de um software de BI. É sua integração com os bancos de dados da empresa e a possibilidade de cruzá-los que tornam essa ferramenta tão importante para a gestão.

A área de TI é responsável por disponibilizar todo tipo de documento e banco de dados para integração com a ferramenta. Esta área, contudo, não deve ser a única responsável pela implantação do BI.

Outras áreas da empresa

Por se tratar de um software que torna disponíveis dados de negócio para todos os setores relevantes da empresa, é necessário que profissionais de todas as áreas estejam envolvidos na implantação.

Também é muito importante enfatizar a todos os envolvidos que, um bom software de BIcomo o Qlikview, comercializado pela AUSLAND, não é uma ferramenta que exige grandes conhecimentos técnicos de programação.  É uma ferramenta, portanto, que pode e deve ser utilizada no dia a dia profissional, sem necessidade de suporte de TI diário.

Como mensurar a produtividade das análises?

É muito importante que o gestor identifique as áreas e profissionais que mais se beneficiam das análises. Aqui entra a cultura organizacional: é necessário que estes profissionais se adaptem e se acostumem a usar a ferramenta de BI em seu cotidiano.

O ideal é que o gestor peça análises constantes de seus profissionais sobre os dados disponíveis na ferramenta. Embora seja possível gerar um grande número de relatórios, o gestor deve focar na qualidade e profundidade das análises geradas.

Perfil profissional

O profissional ideal para trabalhar com BI é aquele que tem maior conhecimento do negócio da empresa. Não necessariamente aquele que tem maior conhecimento técnico da ferramenta, pois a curva de aprendizado da ferramenta é baixa e um profissional com conhecimento do negócio provavelmente conseguirá fazer melhores análises, com dados mais relevantes.

Também é importante que este profissional seja colaborativo e tenha disposição em compartilhar conhecimento com funcionários de outras áreas, desta forma, há maior potencial de que as análises sejam mais profundas e relevantes.

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