Como o cadastro de clientes pode fidelizá-los e gerar mais lucros para a sua empresa

Cadastro de Clientes: como fidelizar seus clientes com um atendimento personalizado e gerar mais lucros

Muitas empresas não dão o valor ao cadastro de clientes. Além de ser fundamental para melhorar as vendas do seu negócio, um simples formulário preenchido pode gerar mais lucros e fidelização dos consumidores. Saiba como fazer um cadastro de clientes eficiente:

 

Comece pelos dados principais

Esqueça os formulários gigantes e cansativos, comece o cadastro do seu cliente com as informações principais, entre elas:

  1. Nome;
  2. Telefone;
  3. E-mail;
  4. Data de aniversário;
  5. Endereço*.

 

*Em muitos casos, o endereço nem é necessário para conseguir manter o consumidor informado das novidades de seu negócio. Neste momento, não peça por informações que não sejam essenciais para manter o contato inicial, pois o cliente pode achar invasivo.

Com os dados principais, você tem as informações necessárias para avisar aos seus clientes das novidades de sua empresa, promoções, lançamentos de produtos ou até mesmo resgatar um consumidor que não aparece há bastante tempo. Além disso um dos pontos importantes é conseguir colher feedback sobre os produtos/serviços e descobrir quais são os seus consumidores fiéis. Por exemplo, tem cliente que compra toda semana, mas em pequenas quantidades. Enquanto outros compram em altas quantidades, mas em menos vezes.

 

Como entrar em contato com o cliente e oferecer um atendimento personalizado?

O ideal é criar uma estratégia e uma rotina para enviar e-mails informativos aos seus consumidores cadastrados. Uma maneira de fidelizar o cliente com este tipo de relacionamento é enviar cartões ou e-mails personalizados em datas comemorativas como Natal e Ano Novo e também pensar ações especiais e descontos no dia do cliente ou aniversário.

Pode parecer besteira, mas demonstrar que lembrou dele em seu aniversário, por exemplo, pode criar um vínculo de relacionamento mais estreito, além de oferecer um atendimento personalizado.

Outra boa ideia é a de oferecer produtos complementares aos comprados pelo cliente na sua loja. Por exemplo, o consumidor adquiriu um tênis de corrida no seu negócio. Com os dados de contato dele, você pode enviar um e-mail oferecendo um novo medidor de frequência cardíaca ou itens similares às compras que ele realizou recentemente.

 

Como fidelizar os seus clientes?

Cadastro de Clientes: como fidelizar seus clientes com um atendimento personalizado e gerar mais lucros

A fidelização dos clientes é essencial, ainda mais em um mundo cada vez mais competitivo, em que as empresas usam da criatividade e tecnologia para se destacar da concorrência. Por isso, ter um consumidor fiel é a garantia de que o seu negócio vai se manter ativo no mercado.

 

Para ajudar nesta retenção em seu empreendimento, separamos 5 dicas para você fidelizar seus clientes com um atendimento personalizado e gerar mais lucros.

 

  1. Conheça o seu cliente

Além de manter o cadastro dos seus clientes ativos é essencial que você conheça os seus hábitos de consumo e comportamento.

Ao entender como o consumidor interage com o seu negócio e quais as suas expectativas e necessidades, você consegue fazer uma oferta muito mais assertiva.

  1. Identifique o cliente que você pretende fidelizar

Encontrar o perfil de consumidor que você deseja fidelizar é importante para gerar lucros para o seu negócio. Este é um dos motivos do porque o cadastro de clientes é tão essencial. Com ele, você consegue saber quanto cada cliente gasta na sua empresa e como ele realiza o pagamento.

Estas informações são a base para definir qual o público que você deve investir mais forças. Você pode separá-los em diferentes grupos e criar um atendimento personalizado para cada um deles.

 

  1. Recompense aqueles que preferem o seu negócio

Uma boa forma de fidelizar os seus clientes é por meio de recompensas. Você pode dar preferência para aqueles que geram maior lucro para a empresa. Por exemplo, o cliente gastou no seu negócio mais do que o normal? Ofereça um brinde exclusivo.

É importante que a sua empresa apresente algum benefício para aquele consumidor fiel e ativo. Assim, ele se sente importante e estreita o relacionamento com o seu empreendimento.

 

  1. Ofereça um atendimento personalizado

Cadastro de Clientes: como fidelizar seus clientes com um atendimento personalizado e gerar mais lucros

Lembra que comentamos sobre uma mensagem especial ao cliente no dia do seu aniversário? Este é um excelente exemplo de atendimento personalizado. Como não são todas as empresas que têm este cuidado, o seu negócio vira referência para o consumidor.

 

Você também pode abrir um canal para sugestões ou críticas e informar ao cliente quando a solicitação dele for aplicada. Além disso, sempre ofereça ao seu público um atendimento com eficiência e excelência. Tenha em mente que essa atitude não pode ser restrita ao vendedor e sim fazer parte da cultura empresarial. Esta é uma das melhores formas de fidelizar o seu consumidor.

 

  1. Tenha um canal de comunicação eficiente

A comunicação é uma das bases para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, mantenha aberto canais de comunicação apropriados para o consumidor se cadastrar, ser atendido e conseguir sugerir melhorias.

 

Como um sistema de gestão ajuda a fidelizar clientes e oferecer atendimento personalizado?

 

Visualização de clientes: com a ferramenta de BI – Business Intelligence é possível visualizar os consumidores da sua empresa através de um mapa. Isso permite uma melhor performance voltada aos indivíduos que são os potenciais clientes.

 

Visualização de tendências: a ferramenta possibilita analisar as melhores tendências de mercado, assim sua empresa pode se manter atualizada e pensar em ações que melhorem ainda mais os serviços e atendimento.

 

Análise de resultados: a análise de resultados é ideal para identificar erros e acertos. Ao identificar pontos que não estão bons, a empresa pode criar novas estratégias, economizar dinheiro ou investir em melhorias e aprimoramentos. E essa melhoria reflete diretamente na entrega final ao cliente.

 

Deu para entender um pouco mais sobre a importância de manter um cadastro de clientes atualizado? Este é o primeiro passo para fidelizar os seus consumidores e oferecer um atendimento personalizado. Atitudes que geram mais lucros ao seu negócio.

Para ficar por dentro de mais dicas empresariais, não esqueça de acessar o nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *