A Black Friday, originada nos Estados Unidos, é considerada uma data muito atraente tanto para os consumidores que estão à procura de descontos imperdíveis e exclusivos, como para as empresas que buscam alavancar as vendas.

O evento gera resultados extremamente positivos no mercado mundial. A liquidação foi aderida pelo mercado varejista brasileiro em 2010 e ainda está em estágio inicial de ascensão se comparada ao comércio americano.

A cada ano, a liquidação é mais conhecida pelos consumidores brasileiros e, grande parte, considerando a proximidade com o Natal, aproveita a oportunidade para fazer as compras dos presentes. A estimativa para faturamento no país é de cerca de R$ 1,5 bilhão em 2015. No ano anterior houve um registro de crescimento de 50% comparado ao ano de 2013.

Os itens mais vendidos são os aparelhos de telefonia, seguidos dos eletrodomésticos, moda e acessórios, informática e eletrônicos.

A Black Friday no comércio eletrônico

No Brasil, a Black Friday acontece principalmente nas compras online, o que estimula a prática comercial pela internet e incentiva o crescimento dos e-commerces.  Os internautas ficam conectados com antecedência com o objetivo de conseguir as melhores promoções. A data já é considerada uma das mais rentáveis para o varejo.

Cuidado ao praticar descontos

Os varejistas precisam ser cuidadosos com a veracidade dos descontos oferecidos, uma vez que os consumidores estão cada vez mais atentos e identificam facilmente os preços “fake” na liquidação. A oferta de descontos reais é de extrema importância e deixa o cliente mais confiante, trazendo repercussões positivas para o negócio.

Atualmente, existem diversos aplicativos e sites que são capazes de identificar e publicar os preços que foram “maquiados” pelas lojas.

Divulgar os descontos antecipadamente é uma boa opção, já que os consumidores começam a procurar informações sobre a liquidação em meados de outubro.

Quando acontece a Black Friday 2015?

O evento acontecerá em 2015, no dia 27 de novembro, última sexta-feira do mês, em conformidade com a tradição americana, que realiza sempre após o feriado de Ação de Graças. Geralmente a maioria das empresas estendem os descontos durante o fim de semana, o que é uma prática conhecida como Black Weekend. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *