Estoque de insumos e suprimentos pode ser otimizado com o uso de uma boa ferramenta de BI
Existem diversos ERPs ou softwares que gerenciam o processo fabril de uma empresa, mas nem todos permitem a avaliação da produtividade por fábrica, máquina, turno ou até por operador, o que torna o processo de melhoria contínua viável de fato.
Mas ao se usar um BI para analisar os dados transacionais da produção, é possível estabelecer uma série de análises ou se obter vários benefícios gerenciais:
a) A partir da previsão de vendas, normalmente gerada pelo Comercial, é possível comparar tal demanda com o estoque previsto e a capacidade de produção, para se avaliar se será ou não possível atendê-la;
b) É possível fazer simulações diversas a partir da capacidade instalada; avaliando a viabilidade/consequência de opções tais como compra de novas máquinas; aumento de turno, execução de horas extras ou mesmo alternativas de terceirização, dentre outras;
c) Em cada alternativa simulada, é possível visualizar na hora a consequência decorrente não apenas em termos de processo fabril, mas também o custo resultante de cada opção.
Segundo Selio Scheifer, Gerente de BI da AUSLAND, “a principal vantagem no uso do QlikView (marca de BI comercializada pela Ausland) é enxergar de forma rápida e fácil um mesmo dado, número ou indicador sob as mais infinitas óticas ou dimensões. Por exemplo; além de cruzar vários dados, pode-se analisá-los em termos de previsto x realizado, bruto x líquido; em R$ ou em US$, geral ou por setor; dentre outros; viabilizando inúmeras comparações a partir daí. Isto ocorre porque o BI trabalha com as informações de modo associativo; similar ao que a mente humana faz”.
Ou seja; a administração de sua fábrica pode ser mais eficiente e o resultado de seus investimentos pode ser mais previsível. Entre em contato com a AUSLAND agora mesmo e descubra como podemos tornar seus processos fabris melhores e mais eficientes; através do uso de ferramentas de BI.