Empreender nunca foi algo fácil, mas existem fatores que podem facilitar a tarefa e aumentar a possibilidade do negócio dar certo. Um deles é a escolha da cidade onde será realizado o empreendimento. A cidade certa pode até ser uma garantia de sucesso.

Uma pesquisa recente realizada pela Endeavor, instituto que identifica possibilidades para empreendedores, revelou quais são as cidades mais amigáveis para empreendimentos.

Foram analisadas 32 cidades brasileiras de grande número de empresas com alto crescimento. Sete características serviram para que a lista se formasse: regulamentação, presença de infraestrutura, capital financeiro, mercado consumidor, capital humano e empreendedorismo na cidade.

Não é surpresa encontrar a capital paulista no topo da lista, São Paulo foi a escolhida como melhor cidade para receber empreendimentos e foi a melhor das cidades no fator de acesso ao capital. Seguindo São Paulo veio Santa Catarina, tendo destaque para Florianópolis, devido a seus índices de capital humano.

Vitória e Recife receberam respectivamente a terceira e quarta posição, seguidos de Campinas, outra cidade paulista, mas dessa vez do interior.

O grande problema encontrado no país foi a regulamentação que, segundo o estudo, é caótica demais e, por vezes, deixa os processos necessários aos empreendimentos lentos. Caxias do Sul, por exemplo, tem um tempo médio para abrir uma empresa de 304 dias, ou seja, quase um ano.

O objetivo da Endeavor com esse estudo foi estimular o crescimento do empreendedorismo no Brasil especialmente no momento de crise pelo qual o país passa. A intenção foi identificar forças e fraquezas de cada cidade e apontar pontos fortes de maneira que fosse possível criar uma noção do que deve ser melhorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *