Nós já falamos muito sobre todos os benefícios que o software automatizado oferece ao operacional do seu negócio. Hoje, vamos discutir a importância do Sistema ERP para a lucratividade da sua empresa.

Será que o Sistema ERP é tão funcional para a lucratividade quanto é para o operacional?

  1. Gestão Financeira

importância do Sistema ERP para a lucratividade da sua empresa

Com a visão macro do financeiro, proporcionada pelo Sistema ERP, o gestor consegue encontrar mais facilmente os erros e acertos cometidos. Esta atitude previne possíveis defeitos na gestão financeira, diminuindo consideravelmente os riscos de prejuízo. A integração entre o financeiro de todos os departamentos e a visualização estratégica do fluxo do caixa, permite um controle maior na entrada e saída de receita.

  1. Gestão Contábil

importância do Sistema ERP para a lucratividade da sua empresa

Se o seu negócio já precisou pagar multa por conta de emissão errada de documentos fiscais, sabe que você nunca mais vai precisar se preocupar com isso em um software automatizado. A Gestão Contábil feita pelo Sistema ERP é completamente segura, deixando a organização mais fácil e funcional. Estas atitudes estão diretamente ligadas ao fim dos prejuízos e início dos lucros na empresa.

Veja como realizar uma projeção correta de fluxo de caixa para ter decisões mais assertivas e melhorar os processos financeiros dentro da sua empresa. Baixe agora o nosso e-book gratuito:

  1. Gestão Orçamentária

importância do Sistema ERP para a lucratividade da sua empresa

Uma gestão orçamentária integrada em todos os setores, permite um controle maior das necessidades atuais da organização, acabando com a compra desnecessária de materiais. O dinheiro salvo com esta atitude pode servir de investimento ou lucro para a empresa. A ferramenta BI (Business Intelligence) que faz parte do Sistema ERP, também garante um planejamento mensal mais assertivo do orçamento de receitas e custos do negócio, acabando de vez com os prejuízos.

  1. Processo de Faturamento

importância do Sistema ERP para a lucratividade da sua empresa

Com um software automatizado você consegue saber exatamente de onde vem o faturamento da empresa: local ou exportação. Esta informação é essencial para o gestor decidir onde investir melhor o dinheiro e obter um lucro maior. O sistema também observa e controla a situação de um cliente para saber se vale a autorização e validação do pagamento por meio de crédito, cuidando para que o negócio não sofra nenhum calote e perca dinheiro. Outro benefício para a lucratividade nesta área é o controle dos pagamentos realizados por clientes, mesmo quando o valor é parcelado.

  1. Processo de Vendas

importância do Sistema ERP para a lucratividade da sua empresa

A gestão de estoques e o controle no transporte de entrega são funções essenciais do Sistema ERP que impedem, diretamente, os desperdícios na empresa e acabam com os prejuízos relacionados.

  1. Processo de Compras

importância do Sistema ERP para a lucratividade da sua empresa

Com um controle aprofundado da gestão financeira, o gestor consegue decidir pela melhor opção de compra. Esta atitude é essencial no processo de acabar com o prejuízo e encontrar lucro nas pequenas ações. Afinal, com um controle das necessidades da empresa, a compra é muito mais assertiva e os gastos com materiais desnecessários são reduzidos drasticamente.

Organizar as necessidades do seu negócio também garante uma visão estratégica para o crescimento empresarial.

  1. Processo de Produção

importância do Sistema ERP para a lucratividade da sua empresa

Um dos principais benefícios da produção otimizada pelo Sistema ERP é o fim de falhas e maior tempo disponível para o colaborador pensar em situações estratégicas que vão aumentar o lucro da empresa.

Com um software automatizado, o gestor tem o controle sobre tudo o que foi produzido, o que está em andamento e em entrega, graças ao cadastro único de cada produto que ainda está no estoque. Essa ação automática para o Sistema é fundamental para o fim de desperdícios e prejuízos e aumento da lucratividade.

O planejamento dos pedidos solicitados à produção também evita atrasos nas entregas e falhas na quantidade de produtos. Afinal, tanto a superprodução, como falta de materiais são extremamente maléficos à saúde financeira da empresa.

Outra vantagem é a organização do estoque de matéria-prima, evitando assim, falhas e atrasos na produção daquilo que você quer vender o mais rápido possível.

A integração entre todos os setores, oferecida pelo Sistema ERP, em que se pode visualizar e comentar nas tarefas que estão sendo realizadas pela produção, permitem que falhas e possíveis erros sejam enxergados mais rapidamente. Garantindo assim, um tempo hábil para resolver o gargalo e não impactar tão diretamente na lucratividade do negócio.

  1. Gestão fiscal e visão futura do fluxo de caixa

importância do Sistema ERP para a lucratividade da sua empresa

A gestão fiscal permite que você não corra o risco de sofrer prejuízo com multas da Receita Federal. O fluxo de caixa muda a cada minuto dentro da empresa com a compra de materiais e venda dos produtos, por exemplo. Para ter uma noção de quanto mais ou menos o seu negócio vai lucrar (ou dar prejuízo) a visão futura é essencial. Desta forma, você tem tempo hábil para corrigir possíveis desperdícios e controlar melhor o dinheiro.

Convencido da importância do sistema ERP para a lucratividade da sua empresa? Converse com um de nossos consultores para saber exatamente o tipo de software que combina mais com o seu negócio e objetivos.

Entenda melhor ainda como o ERP pode auxiliar a sua empresa através do nosso e-book totalmente gratuito. Baixe agora e tenha acesso a esse conteúdo exclusivo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *