Escrito por Marketing Ausland em

Tipos de ERP

Um ERP não é uma solução fechada. Saiba como pode se adequar a sua empresa

Antes de escolhermos qual o sistema de ERP escolher para nossa empresa precisamos estar bem informados sobre o significado da sigla. ERP é a abreviação para Enterprise Resource Planning e em livre tradução significa "Planejamento de Recursos da Empresa". Os ERP são softwares que integram todos os processos e dados da empresa em apenas um sistema de informação.

As empresas tem ramos de atividade variados e cada uma vai precisar de um tipo diferente de ERP. Empresas de logística, por exemplo, trabalham somente com a parte da entrega de produtos, então sua gestão fica somente na entrada em estoque e saída para o cliente, sendo dispensável um controle para produção por exemplo.

Do mesmo modo, uma empresa de varejo tem entradas e saídas de estoque, mas seus processos de venda e entrega são completamente diferentes de um atacadista. Neste sentido, um varejista precisa, por exemplo, de controles de pontos de venda que um atacadista normalmente não precisaria.

Algumas empresas, no entanto possuem mais níveis que devem ser controlados por diferentes tipos de ERP. Para atender melhor a demanda da empresa existem diversos tipos de ERP, que podem trabalhar sozinhos ou em conjunto, dependendo do tipo da empresa e de suas necessidades.

Já uma empresa de serviços não depende nem de entrada de insumos, produção, entrega ou recebimento de mercadorias. Ainda assim, os sistemas de gestão podem ser bastante distintos. Uma empresa da área de educação, por exemplo, realiza um controle de alunos de uma maneira muito diferente da gestão de serviços de uma empresa que realize atividades de segurança patrimonial, por exemplo.

Em comum, todas precisam realizar controles financeiros, emissão de notas fiscais e registros de livros-caixa, mas mesmo estas podem precisar de sistemas customizados e adequados a suas necessidades. A geração de nota fiscal, por exemplo, pode ser completamente diferente para uma indústria, um distribuidor, um varejista ou uma empresa de serviços, com particularidades que vão desde a origem de mercadorias (nacionais, importadas ou oriundas de outros estados) até o estado onde reside o cliente.

Assim sendo, quando for adotar um ERP, é importante escolher um fabricante flexível, que customize o sistema de acordo com as necessidades do seu negócio. Por isso, conte com a AUSLAND. Com 25 anos de tradição e atendendo a empresas dos mais diversos ramos, nós podemos fazer o sistema de gestão sob medida para seu negócio.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades