Escrito por Ausland em

Tendências de Business Intelligence para 2017

Estruturando quantidades massivas de dados, o Business Intelligence é uma oportunidade para imersão em tecnologia e otimização de ações. Confira a seguir as tendências de seu uso em 2017
De forma recorrente abordamos a importância acerca da coleta de dados e geração de relatórios como formas eficientes em gestão de negócios. Mas, afinal, como de fato essas estatísticas podem ajudar no cotidiano das empresas? Neste momento essa incógnita é respondida por meio do uso do Business Intelligence (BI), ou simplesmente a Inteligência de Negócios.

Essa poderosa ferramenta tem como objetivo coletar o máximo de dados possíveis de uma empresa, fazendo análises, compartilhamento e monitoração dessas informações que serão de fundamental importância na tomada de decisões por parte de gestores empresariais.

 

As técnicas e ferramentas utilizadas pelo Business Intelligence transformam dados brutos em informações significativas e úteis para utilizar em otimizações de escolhas e direcionamento de novas diretrizes no mercado. A principal explicação para tamanhos ganhos é que as tecnologias embarcadas no BI conseguem suportar uma enorme quantidade de dados desestruturados, ou seja, brutos, para posteriormente desenvolver ou até mesmo criar novas oportunidades de mercado.
Feita a introdução, a seguir vamos abordar as novas tendências de Business Intelligence para 2017, buscando trazer o que há de mais novo sobre o tema. Confira:

DESMEMBRAMENTO DE NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS


Trabalhar baseado em análise de dados concretos e confiáveis tem sido um caminho sem volta no mundo empresarial. Estruturadas dessa forma, empresas podem prever com maiores índices de acerto o panorama de seus mercados a médio e longo prazo. Essa visão crítica e inteligente propicia vantagens para empresas que se preparem tanto estruturalmente quanto financeira para oportunidades de investimentos, ou até mesmo períodos de severidade e de instabilidade no mercado. Essas previsões vêm ganhando cada vez mais importância na cabeça de gestores comprometidos com a rentabilidade de seus empreendimentos.

MAPEAMENTO CONCISO E INTELIGENTE


Quando resultados se repetem ou até mesmo são muito próximos ao longo de um tempo se estabelecem padrões de conduta e de ações. Identificar os procedimentos que geram melhores resultados é fundamental para disseminar boas práticas para outros membros de um mesmo departamento, aumentando assim os resultados como um todo.

O mesmo vale para quesitos que obtêm desfechos opostos. Na ocorrência de maus índices, alinhamentos e revisões dos processos e procedimentos terão que ser feitos a todo momento. O que se busca aqui é otimizar o que, por algum motivo, não está tendo efetividade, além de consolidar ainda mais ações que estejam agregando valor aos negócios.

SOLUÇÕES PARA A NUVEM SERÃO TENDÊNCIAS MAIS DISSEMINADAS


Há muito tempo soluções voltadas ao armazenamento de informações na nuvem ganham destaque no mercado da tecnologia. Não é para menos; o acesso remoto de informações é uma tendência sem volta. Antes restritos a um determinado espaço físico, geralmente a própria empresa, dados são acessados por diversos dispositivos, rompendo essas barreiras físicas. Porém, não somente é preciso ter acesso a todo esse montante de dados, mas também torna-se necessário oferecer confiabilidade na segurança dos mesmos, evitando invasões ou vazamentos de relatórios que possam beneficiar empresas concorrentes.
Os ganhos com seu uso são sentidos por todos os departamentos. A retenção de informações entre setores é uma prática retrógrada no mercado de negócios. Cada vez mais soluções de integração entre células têm sido desenvolvidas para que os processos sejam mais intuitos e céleres, tornando todas as “engrenagens” que movimentam uma empresa consonantes entre si.

OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS


Enxergar uma empresa por meio de diversas óticas é sempre benéfico. Neste sentido o BI permite uma visualização de dados tanto de uma forma macro quanto de uma maneira detalhada e minuciosa. A gestão é um tópico complexo e trabalhoso para donos e diretores de empresas. Quanto mais munidos de informações e dados esses profissionais de liderança estiverem, maiores serão as probabilidades de decidirem por caminhos salubres aos seus negócios.
Tais ações implicam em diminuição de custos de produção; otimização dos procedimentos internos; análise criteriosa do potencial da empresa, desde os pontos fracos, que devem ser revistos, passando pelos pontos fortes, que devem ser ainda mais consolidados.

ANÁLISES COLABORATIVAS


Há uma convergência no mundo empresarial pendendo para a integração entre profissionais de diferentes setores. Com o entrelaçamento de distintas habilidades ocorre uma troca mútua de conhecimentos, culminando na construção de um ambiente propenso à inovação.
Essa mudança cultural passa até mesmo pela forma de estruturação das empresas. É cada vez mais recorrente a aplicação de ambientes sem “paredes” entre departamentos, visando colocar no mesmo espaço diferentes profissionais. Essa proximidade física, aliada à implementação de um plano de negócios colaborativo é uma receita de sucesso adotada por empresas inovadoras.
Repense a forma sob a qual está estruturada a sua empresa. Dissemine práticas que instiguem esses colaboradores a se comunicarem e a proporem soluções a todo momento. Imagine um departamento comercial que não esteja devidamente alinhado com o setor de logística de entregas. Há a dependência da fluidez entre ambos para que o produto ou serviço seja feito ou entregue de uma forma satisfatória ao cliente. Na hipótese de suas ações não estarem alinhadas, os processos ficam lentos, interferindo na qualidade do serviço e, por consequência, na visão que seu cliente terá da sua marca.

CONCLUSÃO


Mesmo ainda sendo um termo novo para muitos empreendedores, o Business Intelligence vem se tornando uma ferramenta cada vez mais democrática no mundo dos negócios. Utilizá-la pode parecer em um primeiro momento complexo, mas com o suporte de bons analistas, aliados com um setor de tecnologia competente, que consiga implementar o BI de uma forma eficiente e segura, os ganhos com seu uso serão enormes.
Diante de um contexto em que a tecnologia ganha mais relevância com o passar do tempo, ter em mãos ferramentas e soluções modernas são obrigação para empresas que buscam melhorar seus resultados no mercado de negócios.

 

Veja também o e-book que preparamos sobre a migração de sistemas ERP.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades