Escrito por Marketing Ausland em

SPED – transmitindo substituição para informações incorretas

Às vezes podem acontecer erros ou informações incorretas no livro digital contábil, que só sejam percebidas após o envio para o SPED. Caso você perceba algum erro e o livro digital já tenha sido enviado é perfeitamente possível substituir seu envio, dependendo da situação de envio atual.

Para verificar a situação do seu pedido, basta entrar no programa do SPED Contábil e seguir os passos abaixo para verificar a situação de seu livro:

  1. Abra o programa
  2. Vá em arquivo – Escrituração Contábil – Visualizar Termo Complementar. Ali estará disponível o status de seu pedido

Ou

  1. Abra o programa
  2. Importe sua escrituração e a valide
  3. Clique em sua escrituração
  4. Em seguida, clique em Dados da Escrituração
  5. Clique na opção “consultar Situação”

Somente se o seu livro estiver com status “em análise” ou “substituído”, não será possível requerer sua substituição. A substituição do livro pode ser requerida através de uma geração de requerimento. Para isto, basta utilizar a funcionalidade “gerenciar requerimento” do programa do SPED contábil.

Se o seu livro aparecer com status “em análise” vá com urgência ao órgão do registro do comércio e peça para que seu livro seja colocado “em exigência”. Outros status também podem ser utilizados, para que o livro possa ser substituído como “autenticado”, “aguardando pagamento”, “recebido parcialmente”, “recebido”, ou “aguardanto processamento”.

  1. Como transmitir sua substituição
  2. Corrija as informações necessárias;
  3. Valide o livro no programa do SPED contábil. Para isto vá até a funcionalidade Arquivo/Escrituração Contábil/ Validar escrituração Contábil;
  4. Após a validação, assine;
  5. Gere um requerimento de substituição;
  6. Assine esse requerimento;
  7. Transmita novamente

Não confunda substituição com recomposição do livro. A substituição se dá em casos de erros ou informações incompletas, já a recomposição do livro se dá em casos de destruição, extravio ou deterioração.

Em caso de recomposição será necessário publicar em jornal de grande circulação o aviso do fato, dentro de 48 horas após o ocorrido, para só depois repor o livro contábil.

Precisa de software para SPED? Entre em contato com a AUSLAND.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades