Escrito por Ausland em

A importância de um sistema de vendas hábil e inteligente

Já falamos muito em nosso blog sobre a importância e os benefícios de um software de gestão para a administração de qualquer segmento de empresa. E hoje preparamos um conteúdo exclusivo para comentar sobre as vantagens de um sistema de venda ágil e intuitivo.

O que é um sistema de vendas?

Essencial para gerenciar o comércio, esta ferramenta auxilia os vendedores a se organizarem, controlando melhor os contatos e potenciais clientes, além de monitorar o andamento da venda e tornar o processo mais eficiente e rápido.

Para a ferramenta ser funcional e eficiente é necessário que ela tenha alguns recursos. É interessante ressaltar que um sistema possui diversas funcionalidades e é importante saber quais os que se encaixam melhor nas necessidades do seu empreendimento, personalizando a ferramenta de acordo com o que você precisa. Porém, um bom sistema de vendas precisa ser:

● Fácil de usar;
● Intuitivo e simples de aprender;
● Com relatórios simples;
● Personalizável de acordo com as necessidades do negócio;
● Notificações ao usuário;
● Móvel – pode ser acesso de qualquer local;
● Integração entre outras plataformas e ferramentas.

A importância de um sistema de vendas hábil e inteligente

Uma ferramenta simples deixa o processo de aprendizado rotineiro muito mais otimizado. Se você consegue ter um acesso rápido e fácil ao que precisa no sistema, você nunca mais vai perder uma boa oportunidade. Vamos conhecer um pouco mais sobre os recursos que este software oferece?

1. Acesso mobile

Um recurso que assegura a agilidade da ferramenta é o acesso remoto por dispositivos móveis (tablet, iPad ou smartphone), pois muitas empresas trabalham com os vendedores visitando os clientes, às vezes até em outra cidade. Mesmo que os seus vendedores trabalhem em uma loja física, o acesso mobile é essencial para solicitar autorização ao gestor, por exemplo.

sistema de vendas hábil e inteligente

2. Notificações

Quem trabalha na área comercial sabe o quanto o follow-up é uma tarefa importante. Este acompanhamento fica muito mais fácil, ágil e intuitivo quando a ferramenta envia notificações automáticas (por e-mail ou no smartphone) com todos os compromissos dos vendedores com os consumidores.

A importância de um sistema ERP para equipes de alta performance

3. Funil de vendas

Parece bobagem, mas o funil de vendas é uma ferramenta extremamente necessária para o gestor comercial. Com ele, é possível saber exatamente quantos negócios estão em andamento, qual o investimento financeiro correspondente, o lucro, em qual etapa do processo a venda se encontra e muito mais.

Com um sistema de vendas intuitivo e de fácil operação, os gestores e os vendedores trabalham com muito mais rapidez e simplicidade, garantindo melhores resultados em um menor tempo.

4. Cadastro único dos clientes

Esqueça as diversas planilhas para fazer o cadastro dos seus clientes. Isso só gera dificuldade na troca de informações e alguns erros, como dados duplicados. Com uma ferramenta de vendas, todos os dados são centralizados em um único bando de dados. O processo fica ainda mais ágil com o acesso remoto, que permite os vendedores atualizarem as informações rapidamente.

5. Integração com e-mails de clientes

O e-mail é um dos principais canais de conversa entre clientes e empresa. Além de ser rápido e ágil, este meio de comunicação permite documentar tudo que for tratado na caixa do correio eletrônico. Apesar destas vantagens, não é sempre fácil se lembrar em qual e-mail a informação que você precisa foi trocada.

Um sistema de vendas hábil e inteligente que preza pela agilidade já faz o backup de todos os e-mails enviados e recebidos pelos consumidores. Assim, o vendedor ganha tempo e acesso rápido aos dados do cliente, estreitando a sua relação com ele.

6. Relatórios

Quem preza pela agilidade tem optado por manter os relatórios online, contudo em algumas reuniões é legal discutir as informações com a ajuda do documento impresso. Outra facilidade que a ferramenta oferece é a segmentação dos dados apresentados por cliente, região, linha do produto, vendedores e outros filtros.

Também é importante ressaltar que o sistema de vendas coleta todas as informações das vendas em tempo real e com segurança e confiabilidade, gera relatórios eficientes e intuitivos.

7. Analisa o desempenho da equipe comercial

Como cada vendedor tem um acesso exclusivo ao sistema de vendas hábil e inteligente, o gestor consegue saber o quanto ele vendeu, quantas ligações foram feitas, reuniões foram marcadas, propostas enviadas, e-mails respondidos e muito mais. Esse tipo de informação é essencial para o cálculo de comissões, além de dar embasamento à promoções e aumentos de salário. Algumas gestões modernas, por exemplos, têm valorizado aqueles funcionários que se esforçaram e não somente os que mais venderam.

Deu para perceber o quanto um sistema de vendas ágil e intuitivo deixa as tarefas diárias muito mais simples? Personalize a ferramenta do jeito que o seu negócio precisa com a Ausland.

Migração ERP

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades