Escrito por Marketing Ausland em

Setor de varejo registra crescimento em maio

Crise já começa a arrefecer no setor de varejo, que registra crescimento apesar do crédito mais caro

Embora esperada por grande parte dos analistas, a intensidade da crise vivida em 2015 pelo Brasil pegou muitos de surpresa. Com uma variável de instabilidade política adicionada à crise econômica, a cotação do dólar foi além das expectativas, a inflação ficou muito acima da meta e a economia passou a crescer a taxas negativas.

Mas já há sinais de melhora. O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), que mede a expectativa de vendas para os próximos três meses, aponta crescimento de 2,2% das vendas em maio em comparação com o mesmo mês do ano passado. Isso apesar das restrições ao crédito neste ano.

E a expectativa é ainda melhor para os meses seguintes. Junho tem um indicativo de crescimento da ordem de 4,3%, enquanto julho deve registrar um aumento de 3%. Em comparação, o mês de abril registrou uma queda de 0,5% entre os associados do IDV.

Esses indicadores reforçam o otimismo de Luiza Trajano, presidente do Instituto. Luiza afirma que o varejo pode crescer entre 3% e 4% neste ano se a crise arrefecer, números que podem se confirmar com a melhoria do cenário econômico.

No mês de abril, não surpreendentemente, o setor de bens duráveis puxou a queda, com redução real de 3,9% em relação ao mesmo mês de 2014. O número negativo se deve principalmente à alta dos juros e à redução da operação com recursos livres do BACEN, que passou de 6,5% em março do ano passado para 5,2% no mesmo mês deste ano. Em contrapartida, o setor de bens não duráveis apresentou leve alta de apenas 0,1% em abril.

Vestuário, calçados, artigos esportivos e livros devem liderar o crescimento em 2015. Estes setores apresentaram crescimento real de 1,8% em abril e devem apresentar crescimento agregado superior a 7% nos meses de junho e julho em comparação com os mesmos meses do ano passado.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades