Além de ser inovador e preciso, um ERP também precisa ser confiável e seguro

A implantação de um ERP é sempre muito positiva para a empresa. Se, de um lado, muitas mudanças e adaptações de processos trazem alguns contratempos temporários, por outro a gestão do negócio se torna muito mais fácil e escalável, refletindo-se na rentabilidade da empresa.

Mas uma boa implantação exige um fornecedor experiente, com boa estrutura, com um software pensado nos detalhes. Focar apenas nas soluções e melhorias trazidas aos negócios não é suficiente. É preciso, também, que o software seja confiável e seguro, para não atrapalhar a rotina da empresa no dia-a-dia.

Segurança da informação

Em primeiro lugar, um ERP deve suportar uma gama diferente de usuários. Ao mesmo tempo em que centraliza e disponibiliza informações pertinentes ao negócio a todos os níveis da organização, também é necessário que a informação seja compartimentalizada para que o dados sigilosos ou não pertinentes a determinados setores não sejam vistos por funcionários ou terceiros que não devem ter acesso aos mesmos.

Do mesmo modo, é preciso ter cuidado com os dados inseridos por usuários do sistema. Por malícia ou descuido, usuários podem tentar inserir valores inválidos no sistema, que geram uma inconsistência nas informações contidas em um ERP. Os gestores e implantadores devem ter em mente quais são os erros possíveis e trabalhar junto aos desenvolvedores para que a informação inserida esteja sempre correta.

Para isso, é necessário realizar um levantamento rigoroso da estrutura da empresa e mapear seus processos, sempre pensando na maneira como as informações serão disponibilizadas. Algo em que a AUSLAND tem ampla experiência e pode auxiliar sua equipe.

Segurança do software

Se a segurança da informação envolve principalmente processos e pessoas, a segurança do software se aplica ao código-fonte dos programas que fazem parte do ERP e suas bases de dados. Os programadores de um bom sistema de gestão devem pensar sempre na eliminação de brechas no sistema que permitam que terceiros obtenham acesso privilegiado aos dados e programas do ERP, colocando em risco o negócio.

Do mesmo modo, também devem pensar em maneiras de não permitir que o sistema fique fora do ar por excesso de requisições ou ataques deliberados, para que o sistema esteja sempre disponível.

Ainda, é preciso pensar em problemas externos ao ERP mas inerentes a qualquer computador, como vírus e Trojans. Um trabalho em conjunto com a equipe de TI do cliente é necessário para que o sistema esteja sempre seguro e disponível.

Confiabilidade

Um ERP também precisa ser confiável. Ou seja, não há margem para que dados corrompidos ou discos rígidos estragados parem um negócio. Perda de dados é algo que não pode acontecer em um ERP, em hipótese alguma.

Um bom fornecedor de ERP também se preocupa com isso. Rotinas de backup e configurações de servidor são feitas de modo que se tenha a certeza de que não haverá problemas caso algum problema físico de hardware venha a ocorrer. Checagens de dados são feitos automaticamente antes e durante a inserção de dados, para nos certificarmos de que todos os dados presentes no sistema estão corretos e consistentes.

A AUSLAND

A AUSLAND, com 30 anos de experiência na área e maior fabricante de ERP do Paraná, tem uma equipe experiente que pode ajudar seu negócio a estruturar sua implantação de maneira segura e confiável.

Na AUSLAND, aliamos inovação com tradição. Inovamos quando disponibilizamos aos nossos clientes o que há de mais avançado e atual em termos de software de gestão. E mantemos a tradição quando não nos esquecemos de que o software precisa funcionar no ambiente do cliente sem problemas, de maneira que todas as possibilidades de falha sejam previstas e devidamente resolvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *