Escrito por Ausland em

Ruptura de estoque – como evitar?

Você só percebeu que o estoque de determinado produto havia acabado, quando o cliente pediu por ele? Isso é muito comum, principalmente no varejo, e recebe o nome de Ruptura de estoque.

A ruptura de estoque é um dos problemas mais temidos por empreendedores do mundo todo, ou deveria ser.  Todo planejamento pode vir por água abaixo se o produto não estiver na gôndola na hora em que o consumidor decidir comprá-lo.

Decepção dos clientes, diminuição das vendas e avaliações negativas são alguns dos problemas ocasionados pela ruptura.

O ideal é ter uma previsão e programar a compra de um produto antes mesmo que ele acabe, contando com fatores como prazo de entrega, por exemplo, evitando assim que o produto fique ausente nas gôndolas durante todo este trâmite.

Existe alguma forma de evitar todo esse transtorno?

A revisão de estoque contínua é essencial, porém, quando feita manualmente pode se tornar um atraso, e no caso de empresas grandes é algo impossível de ser executado de forma braçal.

A informação é a base para evitar a ruptura, com o controle de estoque fica tudo mais fácil, pois ele é que vai nutrir os gestores com as informações necessárias para que a ruptura seja evitada a tempo.

Algumas ações que ajudam a evitar esse problema:

– Fazer um comparativo entre o total de itens normalmente vendidos na loja e número de itens em falta. com o total de itens normalmente vendidos na loja. A Abras estima que, para cada 4 pontos percentuais reduzidos na ruptura de um item, a loja ganhe 1 ponto nas vendas desse mesmo item.

– Planejar melhor as compras.

– Análise constante para garantir que os produtos mais vendidos estejam sempre disponíveis para a venda.

– Não esqueça das sazonalidades. Assim, não perderá picos importantes de venda.

– Considere a ocorrência de rupturas no seu histórico de vendas, evitando assim que o erro aconteça novamente.

– É importante checar sempre as prateleiras e estoques, criando uma rotina para isso, e repondo produtos à medida que vão sendo consumidos.

– Integração de dados entre todos os setores, desde a frente de loja até o centro de distribuição, é fundamental.

O GoldWay, software de gestão da Ausland, possui inúmeros recursos que tornam a gestão do estoque mais segura e automatizada. Ele proporciona uma integração do estoque, financeiro, cadastro e comunicação com clientes, tornando fácil a criação de um planejamento estratégico e de uma visão mais ampla da atual situação do estabelecimento como um todo.

Para mais informações sobre o GoldWay entre em contato conosco: 41 3377-2730

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades