Escrito por Marketing Ausland em

Receita Federal assina ATA carnê para o comércio exterior

Considerado um passaporte de mercadorias, o Ata Carnê possibilita a importação e exportação de equipamentos profissionais e bens de uso pessoal. O documento tem validade durante um ano e pode ser utilizado em 75 países.

http://ausland.com.br/wp-content/uploads/2016/08/160599-ATA-Carnet.jpg

Similar a um passaporte, o ATA Carnet (sigla francesa para Admission Temporaire) é um documento que permite que mercadorias (fora meios de transporte) sejam importadas ou exportadas temporariamente sem que a empresa precise arcar com impostos e taxas alfandegárias. Esse documento pode ser utilizado para as seguintes atividades: transporte de equipamentos profissionais e técnicos, artigos para demonstração, e bens que serão empregados em eventos como shows, feiras de exibição e exposições. O ATA Carnê permite que as corporações consigam transitar com seus produtos em até 75 países, durante um ano.

Melhorar a competitividade

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) é a instituição responsável pela emissão e quem assegura o direito ao Carnê. Este registro vem como uma ferramenta de grande vantagem para o Brasil, visto que as empresas poderão utilizar o mesmo documento para diversas jornadas, reduzindo os custos com documentação e o tempo gasto nesse processo. Além da facilidade em transportar os bens, ainda há o benefício de poder transitar com eles por vários países, sem precisar renovar o documento durante um ano.

A parte administrativa da alfândega também tem benefícios com a utilização do ATA Carnê, como a agilidade da etapa de desembaraço dos produtos, a facilidade do processo relacionado à admissão temporária, a maior clareza na troca de dados nos países participantes, e desenvolvimento da troca comercial, sociocultural e profissional entre os países.

Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o ATA Carnê já foi utilizado e facilitou o transporte do material e equipamento da imprensa e das equipes de organização, assim como os bens dos participantes, tanto dos atletas quanto de outros profissionais envolvidos. O Brasil foi o primeiro país do Mercosul a adotar o ATA Carnê.   

Para auxiliar as empresas com os processos organizacionais, incluindo a Admissão Temporária, é preciso ter um ERP que ofereça soluções aos diversos departamentos da empresa. A Ausland, pioneira na fabricação de softwares, dispõe de soluções seguras e confiáveis, adequadas às necessidades da sua empresa, sempre viabilizando as melhores tecnologias do mercado. Acesse o site: http://ausland.com.br/ e agende uma visita.  

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades