Escrito por Marketing Ausland em

Qualidades do gestor de sucesso

Não há como definir um único perfil de gestor que possa ser considerado o melhor, afinal cada espécie de negócio necessita de competências específicas. Porém, existe um consenso entre especialistas a respeito de cinco principais características que um bom administrador costuma ter, são elas:

Conhecimento: as responsabilidade e competências precisam estar afiadas. Isso reflete em autoconfiança e permite tomar as melhores decisões, ter ciência sobre os riscos, saber a hora de pedir ajuda, servir de modelo para a equipe e encontrar novas ferramentas para atingir os melhores resultados.

Intermediação: saber ouvir e gerenciar conflitos é essencial. Um bom gestor identifica previamente um comportamento que possa gerar situações conflituosas e age de forma ágil e cuidadosa, conseguindo manter distante a questão pessoal.

Sede de aprendizado: é essencial não parar no tempo e estar constantemente em busca de alternativas que possam melhorar a rotina da equipe. Ao mesmo tempo, reconhece e gosta de ter pessoas proativas no aspecto do conhecimento e utiliza as novas informações que chegam pelos colaboradores.

Monitorar: embora as atividades estejam delegadas para outras pessoas, é necessário ter controle sobre o que está sendo executado, isso inclui acompanhar as práticas, avaliar se estão trazendo os resultados planejados e interferir quando algo estiver fora do esperado.

Capacidade de treinamento: bons líderes identificam competências dos colaboradores, costumam oferecer oportunidade de aprimorar habilidades e descobrir novas técnicas. Isso reflete em colaboradores motivados e em resultados positivos para a empresa.

Investir em tecnologia: os sistemas precisam ser vistos pelos gestores como sinônimo de produtividade. Isso significa não apenas ter um sistema, mas ter a percepção de avaliar se ele está atendendo o que a empresa precisa ou já está ultrapassado. Ao investir em tecnologia é possível alcançar melhores resultados, ter noção do todo do negócio e conseguir integrar ambas as áreas da empresa – operações, vendas, marketing, etc.. É uma necessidade de sobrevivência em um mercado que está cada vez mais competitivo.

A Ausland, com mais de 25 anos de mercado, oferece ERP que pode facilitar o dia a dia dos gestores e trazer ganhos significativos para a empresa. Inicialmente é realizado um mapeamento das necessidades da instituição e, posteriormente, são sugeridas soluções sob medida. Acesse o site da Ausland e conheça mais sobre esta facilidade: http://ausland.com.br/.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades