Qual a diferença entre configuração e customização de um ERP?

A implantação de um ERP é uma etapa crucial para o sucesso do mesmo. Algo que a Ausland leva muito a sério e é seu diferencial, por ser uma empresa que acompanha a implantação do começo ao fim, dando suporte total ao cliente para que seus processos e regras de negócio sejam corretamente configurados e criados no ERP.

Na implantação, é necessário configurar o sistema e customizá-lo para as necessidades do cliente. São duas etapas distintas que precisam ser feitas em conjunto com a equipe deste cliente e do fabricante do ERP (Ausland).

Na configuração, são abordados aspectos técnicos para que o ERP rode no ambiente da empresa cliente. São configurados os servidores e bancos de dados centrais, além dos computadores que receberão os terminais, aqui chamados de softwares clientes (no modelo cliente/servidor). É aqui que são configurados os softwares em Windows e é dado o apoio necessário para que o usuário consiga inserir dados no sistema e visualizar seus relatórios.

.

Já na customização é necessária a figura do desenvolvedor ou programador, específico para cada ferramenta (BI, Goldway, etc.). É aqui que é feito, inicialmente, um mapeamento das necessidades e processos do cliente e seus arquivos atuais de controle. Nesta etapa são importados os dados de planilhas e outros documentos de textos, além da programação do sistema com as regras de negócio do cliente. É também aqui que são criadas novas regras de negócio, oriundas da consultoria fornecida pela Ausland para que se otimize processos para a implantação do sistema.

Por ser necessária a adequação ou criação de novos processos e regras de negócio, além da programação das mesmas no sistema, o processo de implantação pode ser longo e intensivo em mão-de-obra. Mas com o suporte e consultoria da Ausland, você pode ter certeza de que faremos isso da melhor maneira possível para que sua empresa usufrua das vantagens do software mais rapidamente, com menores custos e com melhor rentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *