Escrito por Ausland em

Proteja seu negócio: como evitar desestabilidade financeira

Os resultados de fechamento contábil de cada mês são os principais parâmetros para empresários avaliaram criteriosamente os rumos do seu negócio. Essas estatísticas podem e devem apontar respostas e questionamentos que visem a saúde financeira de qualquer empreendimento. Quais foram minhas receitas e despesas ao longe do ano? Qual mês foi mais lucrativo e por qual motivo? O que explica a oscilação de resultados? Quais serão os novos passos a serem dados?

Para elucidar tantas dúvidas-chave sobre temas que podem fadar a lucratividade de uma empresa ou leva-la a fechar as portas, o uso do DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) tem sido um grande avaliado dos empreendedores.

CONTÁBIL E GERENCIAL

Esta ferramenta tem duas funcionalidades que constituem sua “espinha dorsal”: a contábil e a gerencial. Enquadrando os procedimentos empresarias dentro das exigências fiscais junto à Receita Federal, eximindo o desperdício de valores na hipótese de a empresa não se enquadrar em alguma lei vigente sobre sua atividade dentro do mercado.

Já na área gerencial, ao se deparar com as várias possiblidades de investimentos para alavancar seus resultados, muitos empresários ficam receosos em saber e mensurar quais investimentos de fato trarão resultados concretos. Campanhas, promoções, publicidade e marketing são algumas das áreas que podem consolidar marcas dentro do mercado. Dentro de um cenário volátil, com oscilações, mensurar de maneira eficiente investimentos e custos traz benefícios a qualquer empresa.

Confira alguns dos tópicos que serão gerenciados pelo DRE:

  • Evolução nas vendas;
  • Composição de custos, seja em relação a serviços ou aos produtos ofertados;
  • Incidência de impostos;
  • Projeção da empresa a curto e médio prazo;
  • Composição de fluxo necessário de caixa para o correto funcionamento da empresa;
  • Outras despesas;

INTEGRAÇÃO ENTRE DEPARTAMENTOS

Falha corriqueira, principalmente entre pequenos e médios negócios, a ausência de integração entre departamentos é um paradigma a ser ultrapassado. Em uma hábil comparação, o empresário deve enxergar sua corporação como uma máquina, em que cada departamento exerce sua função como uma engrenagem. Na hipótese de falha de um setor, a empresa como um todo é prejudicada, impactando negativamente em seu faturamento.

Ao dimensionar os custos e retornos de cada departamento, seu foco de atuação dentro do mercado ficará mais claro, revelando quais fatores podem limitar seu negócio. As alternativas são inúmeras: falta de profissionais; altos custos de operação; pouca margem de lucro, entre outros.

FUROS DE CAIXA

Na incidência de algum furo de caixa, com o auxílio do DRE, o problema poderá ser identificado e sanado rapidamente. Dependendo do tamanho do empreendimento e a quantidade de valores que são injetados nele, o furo de caixa é uma preocupação constante e corriqueira. Com as mercadorias e preços devidamente tabelados, a clareza da situação comercial fica concisa e prática, economizando o tempo do empresariado e dando mais segurança para o funcionário em sua rotina de trabalho.

FONTES DE RECEITA

Clientes não são iguais. Esta sucinta frase pode impactar diretamente na atenção e no tempo cedido a cada cliente e, principalmente, como cada um deles contribui para a estabilidade do seu negócio. Quais são os que mais investem em meus produtos e serviços? Por quanto tempo já fazem parte da nossa carteira de atendidos? Quais são as projeções a curto e médio prazo? Estão satisfeitos?

Enxergando o faturamento como um todo, independente dos valores, cada cliente tem suas demandas e contribuem para seu negócio. Porém, alguns têm potenciais de investimentos muito maiores que outros. A partir do momento em que há uma inclinação de compra para determinado produto ou serviço, o empresário enxerga com mais clareza como o mercado está se renovando e quais são as novas tendências e potenciais fontes a serem exploradas, gerando mais canais de venda.

Ao mapear essa oportunidade e quantificar, novas diretrizes de atuação no mercado e de direcionamento de serviços vão surgir. Empresas emergentes e promissoras podem obter novos parceiros atendidos pelos seus serviços. Por meio das suas estatísticas e números gerados, o DRE contribui para o planejamento comercial de negócios, apontando novas tomadas de decisões.

CONCLUSÃO

Analítico, funcional e instantâneo. Desta forma o DRE deve ser visto. Um aliado que traz em tempo real a salubridade do seu negócio, proporcionando além do controle e balanço preciso, uma adequação à legislação vigente para cada departamento, além de ser uma valiosa ferramenta gerencial ao definir os planos de uma empresa.

Usada de forma ininterrupta e inteligente, o DRE vem de encontro com as necessidades e profissionalismo de um mercado tão competitivo e desafiador.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades