.

Pés no freio com gastos e beneficiar-se com a cultura baseada em processos são algumas das alternativas para gerir negócios com responsabilidade e rentabilidade. Confira os demais itens – Gestão Financeira

A gestão financeira empresarial desempenha em muitos casos um papel de “Calcanhar de Aquiles” de muitos empreendimentos. Mesmo que estruturadas sob fortes alicerces, seja em suas atuações dentro do seu mercado, ou mesmo na visão positiva que seus clientes têm de seus produtos ou serviços, muitas empresas pecam na aplicabilidade e na organização da gestão financeira. Mas, afinal, quais serão as consequências que uma má gestão financeira pode trazer? A resposta é simples: inúmeras.

Com o intuito de sanar os problemas oriundos da má administração financeira, a seguir, vamos abordar algumas dicas muito importantes que vão lhe ajudar nessa desafiante e complexa tarefa de manter uma empresa com suas finanças saudáveis, almejando novas metas e sólidos resultados no futuro. Confira:

Conhecimento em gestão de negócios
gestão financeira

Os erros e equívocos no mundo dos negócios são inevitáveis. A maturidade advinda com a prática de mercado e a experiência torna o gestor mais propenso a novas ideias e antenado com novidades de várias áreas. Limitados pela falta de tempo e excesso de tarefas, muitos empresários optam por decisões erradas, limitando o atendimento de seus empreendimentos e fechando suas portas para novas demandas de mercado.

Para suprir essa lacuna, adquirir conhecimento nunca é demais. A dica aqui é simples: mantenha-se atualizado com novas práticas e conhecimentos por meio de encontros com gestores, empresários e profissionais de destaque. Com a disseminação de blogs e sites especializados, encontrar conteúdos relevantes e didáticos tem sido uma tarefa cada fez mais fácil.

A gestão financeira não foge à essa regra. Confira o que especialistas dizem sobre novas ferramentas, atitudes e modelos inovadores que podem lhe auxiliar nas finanças da sua empresa. Esses novos conceitos podem e devem ser repassados para os profissionais do setor financeiro do seu grupo, buscando disseminar novos conhecimentos e ideias.

Gestão orçamentária
gestão financeira

Tenha em mãos um orçamento anual contendo as projeções de receitas, despesas e o balanço patrimonial da empresa. Traçados os tópicos anteriores, devem estar claros quais serão os objetivos financeiros ao longo do tempo, baseados em metas alcançáveis e reais ao cenário do seu negócio do mercado atual em que se atua.

Para tornar mais fácil essas tarefas, faça o uso de um sistema ERP. Com seu auxílio, todos os dados possíveis serão mensurados e armazenados, trazendo respostas a inúmeros setores da empresa, interferindo positivamente no planejamento estratégico durante o ano, que, aliás, deve ser constantemente atualizado e revisto, indo de encontro com as transformações do mercado.

Atenção ao fluxo de caixa – Gestão Financeira
gestão financeira

O correto manuseio do fluxo de caixa tem impacto direto sobre a gestão financeira. Tanto ao calculá-lo erroneamente seus ganhos ou subestimando a projeção de gastos, as duas hipóteses podem levar à perda de tempo e dinheiro.

Um fluxo de caixa organizado e sadio oferece condições para o correto funcionamento das atividades da empresa, dando suporte a um resultado positivo na gestão financeira empresarial.

Evite gastos exorbitantes na folha de pagamento
gestão financeira

Uma equipe bem preparada será de fundamental importância para cumprir as metas estabelecidas. Isso não quer dizer que montar um grupo competente de colaboradores tenha que obrigatoriamente consumir um porcentual muito elevado dos seus gastos mensais. Lembre-se que dentro da gestão financeira deve-se prever custos com 13º salário, férias, além de demissões quando necessárias.

Em um contexto de produtividade e escassez de mão de obra qualificada, é mais válido pagar uma boa remuneração a um funcionário que desempenhe sua função com excelência ao invés de possuir núcleos inchados de colaboradores que não suprem as demandas da sua empresa. Atenção especial ao setor de RH, que deve ser extremamente criterioso nas escolhas de preenchimento de vagas. Com decisões assertivas, economiza-se tempo e dinheiro.

Integre informações e o planejamento contábil – Gestão Financeira
gestão financeira

Aprofundamos o debate sobre a importância da cultura baseada em processos no cotidiano de uma empresa. Todo departamento deve ser visto como um órgão de um sistema como um todo, exercendo suas funções para um organismo saudável; neste caso, a empresa.

É interessante neste momento suscitar a importância das reuniões e da troca de informações, prioridades e ações entre os setores. Exercendo um papel de departamento-chave no planejamento estratégico, a gestão contábil vai ditar compras, investimentos e gastos dentro da empresa, portanto; é imprescindível que todas as células empresariais estejam alinhadas entre si. Muitos dos feedbacks de profissionais de distintas áreas podem fazer com que os planejamentos de curto e médio prazo possam ser revistos, dando maior prioridade a um ou outro item.

Imagine que o departamento comercial da empresa tenha identificado um aumento exponencial na venda de determinado produto. Dentro do planejamento que estava decidido, havia uma quantia de compras daquela mercadoria. Ao alertar o departamento contábil do sucesso de vendas e da importância de ter um maior estoque do promissor produto; pode-se propor um maior investimento no mesmo, diminuindo a compra de outros itens que não estejam em alta.

A mesma premissa vale para qualquer repartição que proponha e justifique por meio de argumentos sólidas e embasados a necessidade de destinação de verbas para otimização dos seus procedimentos.

As startups são exímios exemplos de aplicação de cultura baseada em processos e alta escalabilidade empresarial, em muitas vezes com baixos custos de manutenção dos seus negócios, porém, com enorme potencial de crescimento e rentabilidade, muitas vezes a curto e médio prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Clique para iniciar
Olá, como podemos lhe ajudar?