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Porque fazer um controle eficiente de limite de crédito por cliente é importante para a empresa.

Conheça a importância de controlar o limite de crédito por cliente.

Os negócios que trabalham com crediário próprio precisam ter cuidados redobrados com os seus clientes, além de um plano de contingência se o valor não for pago. Afinal, não adianta aumentar o número de vendas na loja, se esta ascensão for motivada por uma liberação irresponsável de crédito. Este é um dos principais motivos para se ter um controle eficiente de limite de crédito por cliente. Conheça mais sobre a importância deste controle para a sua empresa.

O que é uma política de crédito?

É um conjunto de normas usados pelas organizações para tornar viável o crédito para seus clientes. Estas características ficam a critério de cada empresa, que adotam as medidas que mais condizem com a sua realidade. Ou seja, para que a política de crédito seja ideal para o seu negócio é necessário considerar a situação em que ele se encontra, assim como seus principais objetivos.

Saiba corretamente como funciona a gestão de manufatura e entenda os motivos pelos quais a prática dessa estratégia pode ajudar a sua empresa:

Tipos de política de crédito

Para ajudar você a escolher qual melhor se encaixa na realidade do seu negócio, separamos os cinco tipos de políticas de crédito:

  1. Crédito liberal e cobranças rigorosas

Como o nome já diz, nesta modalidade o crédito é facilitado ao cliente. Contudo, as cobranças são feitas com uma maior agressividade. O que isso significa? Que a empresa permite um número maior de contemplados, ao mesmo tempo que utiliza de recursos severos se houver falta de pagamento.

  1. Crédito rigoroso e cobranças liberais

Aqui, a história é completamente ao contrário. A rigidez está na liberação de crédito para o cliente, o que teoricamente garante um menor controle nas cobranças. Neste caso, o consumidor só tem acesso ao crediário se conseguir comprovar que não vão haver problemas com o pagamento.

  1. Crédito rigoroso e cobranças rigorosas

Nesta modalidade, os processos são rigorosos tanto na aprovação de crédito quanto no acompanhamento da cobrança.

  1. Crédito liberal e cobranças liberais

Ao contrário do último caso, aqui há uma tolerância maior para os casos de crédito e cobranças. Este modelo é ideal para os negócios que precisam aumentar a sua base de clientes.

  1. Crédito moderado e cobranças moderadas

Não tão liberal, assim como não tão rígido, neste caso a aprovação de crédito e a política de cobrança são moderadas.

Cadastro de clientes

Este cadastro tem o objetivo de colher todos os dados que permitam conhecer melhor o perfil dos clientes que compram em sua empresa. Com as informações coletadas é possível analisar o histórico de compras e pagamentos de cada consumidor e assim estudar o risco de vender a prazo para ele. Dados incompletos e desatualizados podem ser os responsáveis por um índice de inadimplência insustentável para a empresa.

Defina as informações que você considera essenciais para o cadastro. Contudo, tome cuidado para não ter um excesso de campos irrelevantes, o que torna o preenchimento da ficha uma tarefa cansativa, assim como sua análise. Também é essencial solicitar ao cliente alguns documentos, como de identificação (RG ou CPF), comprovante de renda e endereço.

Outra dica essencial é a de atualizar regularmente o cadastro do consumidor para saber se ele ainda se encontra na mesma situação financeira. O ideal é fazer esta atualização a cada 12 meses.

Por que o limite de crédito é importante?

Em poucas palavras, o limite de crédito é o valor que a empresa está disposta a arriscar para não perder a venda. Por conta disso, é essencial que a análise do cadastro do cliente esteja sempre atualizada e correta, assim você consegue determinar quanto o consumidor consegue pagar mensalmente.

Esta cultura de colocar um limite no crédito a partir da renda do cliente vem do sistema bancário, que atua com empréstimos de alto investimento, como financiamento imobiliário e de veículos.

Outro ponto importante é deixar o cliente ciente das políticas de crédito da empresa, para que não ocorra nenhum tipo de constrangimento se o pedido de crédito for rejeitado. Afinal, ninguém quer perder um potencial consumidor, certo? Além disso, o processo de crédito não pode ser concedido simplesmente pelo fato do cliente já ser um “conhecido” do empreendimento. Estes são alguns erros que podem comprometer toda a sua operação no crediário.

Para evitar que a inadimplência aconteça, a etapa de análise de crédito deve ser tratada com extrema importância e seriedade pela empresa. Apenas a experiência e os muitos anos no varejo não são suficientes para um estudo completo e correto. Para ilustrar melhor a importância do controle de limite de crédito, vamos dar um exemplo real de uma loja de roupas:

Em um comércio X, os valores médios das vendas realizadas giram em torno de R$200 a R$300. Quando comprado com o crediário da própria loja, a média aumenta para R$250 e R$350. Isto acontece porque com o crédito, o cliente consegue levar mais mercadorias com parcelas acessíveis e sem comprometer o limite do cartão de crédito.

Vamos imaginar que o consumidor queira usar o crediário em uma compra de R$300 e deseja parcelar este valor em 6 vezes sem juros (R$50 cada parcela). Para ser um negócio seguro, a empresa precisa analisar se o preço cobrado durante estes seis meses pode ser pago pelo cliente. Por isso, é tão importante ter o cadastro atualizado, assim como definir um limite de quanto ele pode gastar na loja sem comprometer sua renda e oferecer perigo de inadimplência à empresa.

Um software automatizado, como o Sistema ERP, permite que você consiga fazer um controle eficiente do limite de crédito para cada cliente. Além de conferir como está sendo o pagamento de cada um dos consumidores, informação importante para uma próxima solicitação de crediário.

 

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