Escrito por Marketing Ausland em

Por que o uso de BI não deve ser restrito aos gestores?

Relatórios de BI devem estar disponíveis a todas as equipes para melhor atendimento aos clientes

Por que o uso de BI não deve ser restrito aos gestores

O uso de um sistema de Business Intelligence (BI) não precisa necessariamente ficar restrito somente aos gestores. Na verdade, os gráficos e relatórios possíveis pela ferramenta devem ser utilizados por todos os níveis hierárquicos da empresa. Por ser um sistema que combina uma grande quantidade de dados de diversas fontes, é possível, com BI, identificar tendências e detalhes do negócio que ficariam desapercebidos sem uma análise mais detalhada. Nuances que não só não são intuitivas como podem, na verdade, contrariar aquilo que se pensava intuitivamente. E, em geral, quanto mais variáveis forem conhecidas por analistas e técnicos a respeito de detalhes de suas atividades, melhor.

Alguns usos são óbvios. Por exemplo, os vendedores devem ter acesso às estatísticas e relatórios de clientes para saber quais as abordagens têm sido aquelas de maior sucesso. A equipe de marketing precisa ter acesso ao histórico de campanhas para saber quando é melhor realizar cada campanha e qual o potencial de sucesso de cada modalidade de campanha.

Mas há outros exemplos menos óbvios. Por exemplo, sua escola pode identificar tanto os professores que geram maior número de reclamações de alunos quanto de alunos que têm maior histórico de problemas, para que um professor saiba como lidar adequadamente com alguma colocação de um aluno. Com base em reclamações e elogios no sistema, é possível identificar áreas onde a limpeza está sendo excelente ou insuficiente e, cruzando dados com desistência e outras reclamações, o impacto disso na imagem que as pessoas têm de seu negócio, tornando claro para o pessoal responsável pela limpeza o resultado de seu trabalho e deixando explícito a eles aquelas áreas onde devem melhorar.

É claro que é necessário estabelecer níveis de acesso e setorizar certos dados. Afinal de contas, não faz sentido, e é até perigoso, que pessoal operacional tenha acesso a detalhes financeiros da empresa. No entanto, cabe aos gestores estudar os dados e disponibilizar acesso a relatórios relevantes para o pessoal operacional. Os resultados são, certamente, compensadores.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades